A Paraíba o tempo todo  |

Primeira-dama ressalta importância do incentivo ao artesanato paraibano

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins Sales, participou, nesta sexta-feira (22), do terceiro Seminário Paraibano do Artesanato, realizado na cidade de Patos. A primeira-dama também esteve presente nos seminários que ocorreram em João Pessoa e Campina Grande, ambos com o objetivo de retomar as atividades de capacitação do programa, incentivando a qualificação e ampliando os conhecimentos do artesão. Também participaram do evento o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, o deputado estadual Nabor Wanderley, auxiliares do Governo e outras autoridades.

Durante o seminário, prestigiado por artesãos de Patos e cidades vizinhas, ocorreram palestras e debates sobre diversos temas voltados ao empreendedorismo, inovação e incremento do artesanato paraibano. No seminário também houve a entrega da carteira municipal de artesão legal para artesãos de Patos.

“O nosso artesanato é muito rico e ainda tem muito para crescer. Com esse tipo de evento os artesãos podem adquirir novos conhecimentos, se capacitarem ainda mais para desenvolverem seus negócios e aumentarem a venda de seus artesanatos”, observou Ana Lins.

A primeira-dama ainda acrescentou que por meio do artesanato é possível encontrar a arte vinda do povo e que a missão do Governo do Estado é ajudar a desenvolver ainda mais o trabalho dos artesãos paraibanos.

Para o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, este seminário é um espaço que promove o incentivo e valorização do artesanato. "Estamos sempre empenhados em apoiar ações que colaborem com o desenvolvimento do artesanato. Temos feito o possível para incrementar essa atividade aqui em Patos", afirmou.

Segundo a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, os seminários realizados pelo Governo do Estado em João Pessoa, Campina Grande e Patos marcam a Semana Nacional do Artesão e representam a preocupação do PAP com a capacitação dos artesãos da Paraíba. “O mercado está em constante mudança e o artesão precisa estar atento às inovações e capacitado para atender as demandas que surgem. Esse seminário tinha que atingir o maior número de artesãos, por isso que resolvemos fazer o evento em três municípios”, explicou.

A presidente da Federação dos Artesãos da Paraíba, Miriam Rodrigues, comentou que os seminários superaram as expectativas dos organizadores e foram de grande relevância para os artesãos. "O artesanato da Paraíba é muito rico e iluminado. Parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do nosso artesanato e para a qualificação dos artesãos. Tenho certeza que outros eventos acontecerão, estimulando o empreendedorismo do artesão", falou.

"Em nome do Sebrae quero parabenizar o Governo e todos os envolvidos nesse evento. Precisamos conhecer e acreditar mais no trabalho dos artesãos. O artesanato hoje é o sustento de muitas famílias e estamos vendo que o Governo está buscando cada vez mais valorizar essa atividade. O Sebrae está sempre à disposição para contribuir com essa atividade que gera emprego e renda na Paraíba", comentou a gerente regional do Sebrae em Patos, Anna Estefânia.

A artesã Maria das Graças Vieira faz parte da Associação das Mulheres artesãs de Patos e contou que o artesanato é fundamental em sua vida. "Comecei há dez anos com pintura e depois aprendi a fazer bonecas de pano. O artesanato entrou na minha vida como uma terapia e foi se tornando cada vez mais importante. Este evento é bem proveitoso para o aperfeiçoamento e reconhecimento do nosso trabalho", pontuou.

Edileuza Gomes é artesã da cidade de Salgadinho e participou do evento com o objetivo de se qualificar. "Eu faço chaveiros, acessórios para cabelos e outros produtos. Para mim, o artesanato é uma fonte de renda e também uma terapia. Eventos como este são muito importantes para os artesãos", afirmou.

O seminário foi uma realização do PAP em parceria com o Sebrae-PB, Federação dos artesãos da Paraíba, Centro de apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), NET eventos e montagens, Anno Domini Consultoria e Treinamento e da Prefeitura Municipal de Patos.

Em Campina Grande – Após o Seminário Paraibano do Artesanato em Patos, a primeira-dama Ana Lins foi a Campina Grande para tratativas a respeito do local onde ocorrerá o próximo Salão do Artesanato da Paraíba. O evento será entre os dias 12 e 30 de junho, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande.

Ana Lins se reuniu com o empresário Dalton Gadelha e agradeceu pela parceria em prol do Salão do Artesanato. Na oportunidade, o empresário e diretor da Unifacisa entregou à primeira-dama um CD contendo o detalhamento técnico de tudo que há no Museu de Artes Assis Chateaubriand. "É um local bonito e ficará de acordo com as necessidades desse grandioso evento que enaltece o nosso artesanato", disse a primeira-dama.

Dalton Gadelha comentou que esta é uma importante parceria com a gestão estadual com o objetivo de estimular e valorizar o artesanato paraibano. “É uma satisfação poder fazer parte desta parceria possibilitando que o Salão do Artesanato aconteça no Museu de Artes Assis Chateaubriand com as melhores condições para os artesãos e o público", disse.

Cerca de 120 artesãos deverão participar da 30ª edição do Salão do Artesanato na Rainha da Borborema. Esta edição vai homenagear as mestras labirinteiras do Agreste paraibano.

PB Agora

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe