A Paraíba o tempo todo  |

CG: Bloco da Cinquentinha sai hoje

 A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove nesta sexta-feira (17), a partir das 15h, a segunda edição do Bloco da Cinquentinha. O evento tem o objetivo de reunir estudantes, professores e funcionários da Instituição, bem como a comunidade externa a ela, fazendo um convite para que todos relembrem os antigos carnavais. A concentração ocorrerá defronte ao local onde ficam as lanchonetes no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, Campus I, em Campina Grande.

Este ano, o Bloco da Cinquentinha terá como tema “Envolvendo todos os Laços” e presta uma homenagem in memorian ao professor Atalmir Guimarães, mais conhecido como Mica, que durante muitos anos atuou no Departamento de Comunicação da UEPB. A ideia do bloco é congregar todas as campanhas de prevenção, afinal o Carnaval é um momento de alegria, mas também pode se configurar como uma oportunidade para se conscientizar os foliões. É o que propõe a Procult com a iniciativa, que também objetiva celebrar os 30 anos de Estadualização da Universidade, que ocorrerá em outubro de 2017.

As fitas, também chamadas de “Laços de Prevenção”, correspondem a significados específicos, acompanhando os meses. O laço do “Outubro Rosa”, por exemplo, faz referência ao câncer de mama. Novembro alinha-se à prevenção de doenças masculinas, com a cor azul. Já em setembro é adotado o amarelo para alertar acerca da necessidade de enfrentamento ao suicídio.

No que trata da Estadualização da UEPB, o Bloco da Cinquentinha almeja reforçar a data do 11 de outubro, efeméride especial, aliás, não apenas para a Instituição, mas para a Rainha da Borborema, que este ano celebra 153 anos de emancipação política. Assim, o Bloco também buscará destacar que a Estadualização é uma memória de vulto, um recorte de tempo muito festejado, posto que foi através dela que a Universidade ganhou os primeiros contornos de patrimônio da Paraíba, de bem maior dos paraibanos, além de colaborar para auroras vindouras na UEPB: o posterior reconhecimento do MEC e a conquista da autonomia.

O Cinquentinha percorrerá diversos pontos do Campus e será acompanhado pela Orquestra de Frevo Jovens da Borborema, regida pelo maestro e professor Jomar Souza, Grupo de Percussão Maracagrande, Bloco Jacaré do Açude Velho e integrantes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). O percurso contará ainda com caboclinhos, com passistas do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra e com a Escola de Samba Unidos da Liberdade, além da La-Ursa e do Bumba Meu Boi Racionais, advindos do bairro Rosa Mística. Nesta edição, o Bloco também disporá de um Espaço Kids já que, em 2016, recebeu uma grande participação de crianças.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Proad), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria Estudantil (Proest), Creduni, Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe