A Paraíba o tempo todo  |

Romaria da Penha acontecerá no dia 25 deste mês, em JP

 A programação da Festa e da Romaria da Penha 2017, evento que completa 254 anos em João Pessoa, foi divulgada no último domingo (12) pela Arquidiocese da Paraíba. Este ano, as atividades da celebração começam na próxima quarta- feira, 22 de novembro, e têm como tema “No Sim de Maria, Deus restaurou a criação. Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente”.

Segundo o seminarista Adriano Soares, a fé viva e deve promover sinais da presença do reino de Deus para o mundo. “Esse lema parte de duas perspectivas. A primeira é que em 2016 e 2017 a igreja celebrou o ano Mariano, um ano dedicado a Maria e a igreja no Brasil teve como tema da campanha da fraternidade o cuidado com o meio ambiente. Então, a partir dessas duas realidades, formulamos esse tema que servirá de inspiração para os romeiros fiéis que farão conosco este percurso. A romaria é, sobretudo para nós, um caminho espiritual para que possamos refletir a nossa vida a partir da vida de Jesus e a partir da vida de Maria”, explica.

Segundo a Arquidiocese, as homenagens à santa começam às 18h30 (horário local) do dia 22 de novembro, uma quarta-feira, com o Terço Mariano, rezado no Santuário, na Praia da Penha. Em seguida, às 19h15, haverá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha, a partir da Santinha até o Santuário.

Às 19h30 acontece a celebração eucarística, com o tema “O Sim de Maria” e a programação festiva começa às 20h30, com a encenação do Auto da Penha. Na quinta-feira (23), às 18h45, acontece o Terço Mariano, seguido da celebração eucarística, com o tema “Deus restaurou a criação”.

A partir das 20h30, acontecem apresentações de grupos culturais e shows com artistas regionais. A programação segue na sexta-feira (24), com o Terço Mariano e a celebração eucarística com o tema “Viver em comunhão e preservar o meio ambiente”, a partir das 18h45. No sábado (25), a programação começa às 6h, com o ofício de Nossa Senhora. Ao meio-dia haverá a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha no Santuário, seguida de oração do Angelus e Catequese Mariana. No turno da tarde, a partir das 16h, acontecem a oração ao Santo Terço e a carreata de Nossa Senhora da Penha, que vai levar a imagem do Santuário até a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro.

A Romaria da Penha 2017 começa às 22h do sábado (25), saindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes até a Praia da Penha. A bênção de envio dos romeiros vai ser feita pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. A previsão é de que a romaria chegue à Penha às 4h do domingo (26), quando acontece uma celebração eucarística campal presidida por Dom Delson.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe