A Paraíba o tempo todo  |

CG volta a se transformar na “Meca Nordestina” e sedia diversos encontros e retiros durante o carnaval

Na contramão da maioria das cidades que vivem o espírito de carnaval, e caem na folia, Campina Grande se transforma em um centro de convergência para eventos religiosos durante este período,e vira uma espécie de “Meca Nordestina”. A cidade entra em clima de retiro durante o carnaval e mais uma vez se transformará em um grande templo ecumênico, realizando diversos encontros religiosos e filosóficos. Preocupação com a família, com a vida e o meio ambiente, com a terra, além da busca pela harmonia, e pela implantação do amor e da cultura de paz, marcam os encontros religiosos na Rainha da Borborema.

 

Este ano, a “Meca Nordestina” sedia mais de dez encontros e retiros espirituais sendo que pelo menos, quatro deles, devem atrair mais de 150 mil pessoas. O maior deles, é o Consciência Cristã, que começou nesta quinta-feira (08), seguido do Crescer, o encontro da família católica campinense, a Nova Consciência e Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep).

 

A expectativa dos organizadores dos encontros é de que cerca 150 mil pessoas participem dos encontros. Durante os eventos, acontecerá pregações, cultos , Missas, mesas de debates temas, shows e palestras que levam as pessoas a passarem momentos de reflexão e orações. 

 

Em sua 20º edição, e com o tema “Edificados Sobre a Rocha”,o Encontro da Consciência Cristã, acontece no Parque do Povo, em Campina Grande, onde uma grande estrutura foi montada para receber cerca de 90 mil pessoas durante os seis dias de evento, conforme expectativa da organização. A programação se estende durante todo o dia e conta com atividades para o público em geral e também restritas a crianças e adolescentes.

 

Entre as autoridades convidadas este ano, estão representantes da área política, empresarial, eclesiástica, militar e parceiros da Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC) na realização do evento cristão, além de turistas e da comunidade evangélica campinense.

Entre os temas abordados este ano, estão o “Puritanismo e suas Influências”, “Criacionismo Bíblico – O dilúvio em Gênesis”, “Literatura, Bíblia e Cristianismo”, “Marxismo Cultural” e “Relação do Cristão com o Estado”.

 

 

Nascido em 1999, no Antigo Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, a Consciência Cristã chega a maturidade, como o maior evento cristão, realizado no Brasil no período do carnaval.

 

Em 20 anos, o evento saiu de um público circulante de duas mil pessoas em seu princípio para cerca de 100 mil pessoas em seis dias, conforme registros das edições recentes.

A Consciência Cristã, segundo o seu organizador, o pastor Eude Faber, se destaca turisticamente e economicamente por causa da grande participação do povo campinense e do grande número de turistas, advindo de várias partes do Brasil e até do exterior, uma conquista pautada na qualidade do evento cuja estrutura física e a seleção dos temas e dos expositores da Palavra de Deus é organizada durante todo o ano.

Crescer – Os católicos também realização diversos encontros religiosos durante o carnaval. O maior deles organizado pela comunidade Pio X, é o Crescer chega a 21ª edição. O evento vai acontecer na casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé, nos dias 11, 12 3 13 de fevereiro. Uma grande estrutura também foi montada para o evento.

 

O Crescer também tem uma programação de shows musicais religiosos, adorações e pregações com representantes de arquidioceses de outros estados e da comunidade católica Canção Nova. Segundo o organizador do evento Gustavo Lucena, durante os três dias a expectativa é que o Crescer receba mais de 45 mil pessoas

 

De acordo com os organizadores do evento, a proposta deste ano é trazer reflexões sobre os desafios que as famílias cristãs enfrentam na atualidade. O Crescer é promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande.

Entre os pregadores anunciados na programação do encontro estão Dom Dulcênio Fontes de Matos (Diocese de Campina Grande), Padre Rodrigo Pereira (Diocese de Osasco – SP), Cassiano Meirelles da Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista – SP), Tiba Camargo também da Comunidade Canção Nova e Ítalo Fasanella da Comunidade Sagrada Família de São Paulo, além de padres e pregadores locais.

Segundo a coordenação do evento, será mantido um serviço de hospedagem de caravanas de outras cidades.

Durante a realização do 21º Crescer, de forma paralela, acontece a quarta edição da ExpoFamília, nas dependências da casa de shows Spazzio. A ExpoFamília é uma feira de artigos religiosos e para a família e é formada por estandes de livrarias católicas, lojas de artigos, além de diversos produtos e serviços para a família e para o lar.

 

MIEP – Campina Grande vai sediar mais um Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep), que faz parte do calendário anual de eventos religiosos realizado na cidade. Chegando à 45ª edição, o encontro ocorre durante o período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no Garden Hotel.

 

Uma novidade para este ano é que algumas palestras do evento vão ser transmitidas ao vivo pela internet, através do site do Miep e também de canais em redes sociais do evento.

 

Com o tema “Terra, planeta amor”, o Miep deste ano conta com mesas redondas, palestras e debates. Entretanto, apenas alguns momentos do Miep são abertos gratuitamente ao público e este é o único evento religioso de Campina Grande que cobra taxa de inscrição. Os valores variam de R$ 20 a R$ 150. As inscrições podem ser feitas pelo site do Miep.

Entre os palestrantes escolhidos para este ano estão conferencistas espíritas, expositores e escritores como Denise Lino de Araúo, Rossandro Klinjey, Frederico Menezes, Severino Celestino da Silva, Alberto Almeida, Décio Iandoli, Cosme Masse, Carlos Roberto, Carlos Vereza, Oscar de Lira, Carlos Villarraga e Andrei Moreira.

Ecumenismo e tolerância – Em sua 27ª edição, o Encontro da Nova Consciência começa nesta sexta-feira (9), no Sesc Centro. O evento tradicional promove a diversidade religiosa, a cultura de paz, a preservação do meio ambiente e o respeito às diferenças.

 

Este ano, o tema principal é “Globalização em desencanto”. A abertura do evento conta com as palestras “Encantos & Desencantos: o caso da Globalização” e “Espiritualidade holística” proferidas respectivamente por Edmundo Gaudêncio (médico e professor) e Dom Marcelo Barros (Monge Beneditino). A programação acontece até 13 de fevereiro.

Logos após as palestras, tem início a Mostra de Música com shows de Sound Preto, Coco Tirinete e DJ Kylt. Os shows acontecem na Praça do Viaduto, em frente ao Sesc Centro.

Além das palestras e shows, a programação do Encontro da Nova Consciência ainda tem uma feira esotérica com venda de incensos, cristais, roupas indianas, entre outros; uma feira de livros com a presença de livrarias, editoras e revistas especializadas; e lançamento de livros.

 

O Encontro para a Nova Consciência, nasceu no Teatro Municipal Campina Grande, há 27 anos, com a proposta de congregar as diferentes correntes religiosas, filosóficas e científicas.

Outros retiros serão realizados na cidade como os promovidos pelas comunidades católica, Remidos, Obra Nova e Shalon.

 

Os eventos religiosos realizados em Campina Grande durante o Carnaval atraem turistas de todo o Brasil e aquecem a economia da cidade. Segundo o Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes de Campina Grande, uma pesquisa realizada na terceira semana de janeiro mostra que cerca de 70% dos leitos já estavam com reservas confirmadas para o Carnaval na cidade. 

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe