A Paraíba o tempo todo  |

Orquestra Sinfônica Jovem apresenta Concerto de Natal nesta quarta

O ambiente histórico da Igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa, vai abrigar o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quarta-feira (12), às 18h, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do Coro Sinfônico da Paraíba. Músicas de Handel, Roberto Tibiriçá e Leroy Anderson vão enaltecer o espírito natalino no concerto, que marca o encerramento da temporada 2018 do Projeto OSPB nos Bairros e que será apresentado no adro da igreja, com entrada aberta ao público.

O concerto é uma realização do Governo da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento tem patrocínio do BNB e Brastex, com apoio do Ministério da Cultura, através de lei de incentivo do Governo Federal. “Será um concerto marcado por muito afeto e beleza. A junção da Orquestra Jovem com o Coro Sinfônico resulta sempre em uma ótima oportunidade de ouvir clássicos orquestrais e também música popular com arranjos clássicos. A Funesc está sempre atenta a essas possibilidades”, disse Nézia Gomes, presidenta da Funesc.

E complementou: “No último dia 2, inclusive, a Orquestra Sinfônica Jovem fez um grande concerto em homenagem ao Dia do Samba, tendo como convidados quatro nomes da cena musical paraibana: Polyana Resende, Salete Marrom, Kojak do Banjo e Mirandinha. A Sala de Concertos estava lotada! Uma plateia maravilhada! O Concerto de Natal também será gratuito e com a bela igreja de São Francisco como cenário. Um concerto imperdível”. 

Repertório

A apresentação começa com “Fanfarra para um Homem Comum”, composição do americano Aaron Copland (1900 – 1990). O programa do concerto continua com obras de compositores franceses. São “Sylvia Suíte de Ballet – Cortejo de Bacchus”, de Léo Delibes (1836 – 1891); “Seleção do Ballet Fausto (Dança dos Escravos Núbios, Dança Antiga, Variações de Cleópatra, Dança de Frinéa)”, de Charles Gounod (1818 – 1893) e “Bacchanalle da Ópera Sansão e Dalila”, Camille Saint-Saens (1875 – 1921).

Duas músicas de compositores brasileiros vêm em seguida: “Série Brasileira – Batuque”, de Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), e “Caymmi: Mulheres (Marina, Dora, Rosa Morena)”, de Wellington das Mercês (1973). Logo depois, será a vez do público conferir “Danzon nº 2”, do mexicano Arturo Marquez (1950).

Os destaques do repertório de músicas natalinas são “Festival de Natal”, do americano Leroy Anderson (1908 – 1975); “Seleção de Natal”, arranjos do compositor brasileiro Roberto Tibiriçá (1954), e, fechando a noite comemorativa, “Aleluia”, de autoria do alemão G. F. Handel (1685 – 1759).

“Nós da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba estamos numa expectativa muito boa e com o espírito natalino para celebrar o Natal com o concerto no adro da Igreja de São Francisco”, disse o maestro Luiz Carlos Durier.

Ele explicou que, neste concerto, a Orquestra Sinfônica Jovem faz uma revisão de todo o repertório tocado durante a temporada de 2018. “Selecionamos aquelas mais significativas, aquelas músicas mais emocionantes para celebrar exatamente o espírito de Natal. Neste concerto contaremos com a participação especial do Coro Sinfônico da Paraíba cantando uma seleção maravilhosa de canções natalinas arranjadas pelo maestro Roberto Tibiriçá. E encerraremos com o Aleluia, de Handel, que faz parte da cantata O Messias, uma música que é celebrada no mundo inteiro”.

O maestro explicou que também foram escolhidas músicas brasileiras e dançantes. “O repertório vai ter o espírito natalino, mas também vai ter aquele espírito descontraído através da música. Então, vai ser uma surpresa para todas as pessoas presentes, que terão um concerto de Natal leve e muito agradável”.

Luiz Carlos Durier destacou o sucesso do OSPB nos Bairros. “Esse concerto é o encerramento do projeto iniciado há três anos e que prevê apresentações em igrejas. Este ano começamos o projeto nas cidades de Cajazeiras e Pombal e agora estamos encerrando em João Pessoa. Foi um trabalho desenvolvido na divulgação da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Sinfônica Jovem do Sertão do Estado até a capital”, observou o maestro. “Esperamos que o Adro da Igreja de São Francisco esteja lotado porque nós preparamos o repertório mais bonito e mais emocionante para celebrar o Natal”, completou.

Coro Sinfônico

Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde então tem atuado junto à Orquestra Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo que hoje tem como regente titular o maestro Daniel Berg tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.

 Regente

Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 21 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por três anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho; no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar, e neste ano, o também paraibano Chico César foi o destaque da apresentação em homenagem aos 433 anos da capital paraibana.

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe