Família – um nobre projeto de Deus

Quando me refiro à família como um projeto de Deus é porque a Bíblia o coloca como seu autor principal. A família foi Instituída por Ele com propósitos bem definidos. Ela é um projeto nobre, pois é a célula Mater da sociedade, a base de todas as demais relações, o berço de todos os aprendizados que o ser humano adquire e leva para suas escolhas e decisões futuras em todas as fases de seu desenvolvimento como um sujeito biopsicossocial. Nesse sentido, entendemos que Deus é o maior interessado na saúde plena da família, em sua durabilidade saudável e em seu bem estar. O Salmo 127:1 declara: “Se o SENHOR não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam”. A grande pergunta é: como ter paz, harmonia e felicidade na família apesar das nossas diferenças? Como permanecer casado(a)? Como acompanhar os filhos deixando um legado de um lar que reflete amor e não ódio? Respeito e não ofensas? Alegria e não sofrimento? Quero elencar abaixo alguns conselhos:

Evite o mito de uma família perfeita – por mais que nos esforcemos, somos seres imperfeitos e consequentemente teremos que aprender a lidar com as nossas, e as falhas do nosso cônjuge, filhos,pais,etc. Os incômodos dasnossas diferenças não devem ser encarados como indicadores do fim, mas como oportunidades de investimento e treino da nossa maturação na dimensão da vida. A Bíblia declara em 1 Coríntios 13:7: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Não se espelhe no modelo do outro para definir suas escolhas no casamento – cada configuração familiar é única e deve ser desenvolvida a partir da vivência de cada cônjuge. Eles precisarão encontrar o seu tom, e escrever sua história de vida a dois, precisarão decidir juntos o que ficará para trás e o que permanecerá de tudo que trouxeram da sua família extensa, precisarão estabelecer sua própria identidade como família nuclear. Devem sempre lembrar que, o que dar certo ao outro, nem sempre é o modelo para seu casamento.

Sua família por mais complexa e desafiadora que seja é o que você possui de mais precioso nessa vida– não desista de investir em você, no seu cônjuge, nos seus filhos, no seu Lar. Dificilmente um sucesso se manterá sob o fracasso familiar. Lembre-se: Deus não desiste de você.

Aproveite e viva intensamente cada momento dado por Deus – nenhum de nós enquanto ser vivente tem a certeza do amanhã. Ele é incerto a nós, mas não a Deus. O Hoje é tudo que temos para fazermos nossas escolhas e devemos fazê-las com o senso de responsabilidade, compromisso, seriedade e anseio de deixar um legado que perpasse as gerações quando não estivermos mais por aqui. Aprendam a ver o valor das pequenas coisas. O toque de mão, o afago, o olhar carinhoso, o pedido de perdão, a generosidade do gesto no presente que surpreende independente da data especial, o senso de pertencer por uma escolha voluntária ao outro na cumplicidade do amor que trás sentido e tudo enobrece.

Coloque Deus como centro da sua vida e do seu lar – somente NELE encontrarás sabedoria plena, força quando estiver fraco, esperança na aflição, livramento na ameaça, e transformação nas diversas situações desafiadoras da vida a dois, e no lar.

Disse JESUS no Evangelho de Mateus 11:28-30.

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”.

Que Deus abençoe sua família.

Igreja Betel Brasileiro. Av Sapé, 780. Manaíra. Fone: 3247-1468

José Alcione Pinto

Professor do seminário Teológico do Betel Brasileiro (PB)

Psicólogo e Pós-graduando em gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional (UNIPÊ- PB)

Palestrante na área de família

Pastor da Igreja Betel Brasileiro do bairro de Manaíra (João Pessoa-PB)

Coordenador Nacional da Superintendência Missionária Eclesial Betel Brasileiro

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Total
0
Compartilhamentos
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Padre Antônio Maria se apresenta no São João 2019 de Campina Grande, nesta terça

Momento de oração no São João de Campina Grande. Em meio ao clima frio da cidade nessa época do ano, o São João da cidade tem programação religiosa na noite…

O fiasco dos ‘influencers’ com hordas de seguidores nas redes sociais

Seguidores no Instagram: mais de 2,6 milhões. Seguidores no Twitter: mais de 350.000. Com o aval desses números, a usuária de redes sociais Arianna Renee (Miami, 2000) aventurou-se a lançar…