A Paraíba o tempo todo  |

Economista paraibano dá dicas de como uma família administrar ganhos e gastos

Administrar o lar não é uma das atividades mais fáceis. Há inúmeras contas com as quais se preocupar, como água, luz, telefone, alimentação e escola dos filhos. Além disso, sempre existem aquelas contas extras, como uma roupa nova ou um brinquedo para as crianças. Para dar conta disso tudo e ainda conseguir evitar entrar no vermelho, é preciso saber quando e com o que gastar.

 

De acordo com o economista e planejador financeiro Rafael Bernardino, de forma geral, a família brasileira encontra-se muito endividada, especialmente a nordestina, que tem uma taxa de endividamento ainda maior do que a média nacional. Ele lamenta o fato da situação estar ruim e que não há no país a cultura da poupança, tudo por conta da falta de uma educação financeira que deveria vir da base.

 

Pensando nesse contexto, ele dá algumas dicas de como garantir um controle de orçamento eficiente. O primeiro conselho é sempre priorizar os gastos relacionados com a sobrevivência da família, como água e alimentação.

 

“É preciso ter determinação para ter controle. Os controles podem ser feitos na ponta do lápis. O computador pode facilitar, mas é possível controlar anotando tudo no papel”, sugere, recomendando que seja anotado tudo aquilo que se ganha, assim como aquilo que se perde. Outro ponto importante é nunca gastar mais do que se ganha.

 

Para render o salário, Rafael sugere que se faça um orçamento e que haja organização para gastar, no máximo, 90% do salário. “O restante, ou seja, os 10%, precisa ser poupado. A poupança é necessária para garantir a existência de recursos para emergências e também porque a vida produtiva do indivíduo é limitada”, esclarece.

 

Ele acrescenta que chega um momento em que fica bem mais difícil arranjar um trabalho e, por conta disso, é preciso haver uma reserva para completar o ganho da aposentadoria, que muitas vezes não é suficiente para garantir qualidade de vida. Ele reforça, mais uma vez, que o procedimento correto deve ser o de ter organização e manter a determinação para garantir o controle do dinheiro.

 

“Somente através do controle de orçamento será possível ter dinheiro no final do mês e evitar dívidas. Dívidas precisam ser evitadas porque sempre tem juros, e juros consome renda e salário e prejudica muito a saúde financeira da pessoa”, ensina Rafael.

 

 

Redação

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe