João Pessoa, 25 de Maio de 2019
Economia
22/04/2019 as 15:00min - PB Agora
Ao contrário do Estado, municípios são destaque no quesito devedores

Apesar do Estado da Paraíba continuar sendo destaque no cenário nacional através do seu modelo de gestão estadual, onde na 7° edição do Ranking de Competitividade dos Estados conseguiu subir no Ranking Nacional de Competitividade e se tornou o estado nordestino mais competitivo na gestão pública. Os municípios paraibanos não seguem essa cartilha e colocaram a Paraíba como o 4º estado do Nordeste com maior número de cidades com FPM zerado

 

Segundo o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Paraíba está atrás de Sergipe (31), Rio Grande do Norte (28) e Ceará (22). No levantamento geral, junto a Minas Gerais (146) e São Paulo (67), Paraíba (82) é destaque negativo com as maiores quantidades de Municípios que tiveram ao menos parte do FPM retido no período.

 

De acordo com a CNM, 361 entes municipais tiveram pelo menos um decêndio zerado, o que representa 6,5 % das cidades brasileiras. E 989 tiveram o FPM parcialmente retido - entre 70 e 99% -, ou seja, 17,76% do total de Municípios do país.

 

Fato relevante e preocupante para os gestores, a retenção acontece não só pelas dívidas da previdência, mas também pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Medidas provisórias, entre outros. O presente estudo, porém, se limitou a avaliar as retenções pela dívida previdenciária.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Compartilhe