A Paraíba o tempo todo  |

Lígia Feliciano entrega reforma de escola

A vice-governadora Lígia Feliciano entregou, nesta terça-feira (10), a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Várzea Nova, na cidade de Santa Rita, que recebeu mais de R$ 1,4 milhão de investimento para a execução da obra. Na oportunidade, ela também participou do pré-embarque dos professores selecionados no Programa Gira Mundo Finlândia. Deputados estaduais, auxiliares do Governo e lideranças da região participaram da solenidade.

 

A Escola Estadual Várzea Nova atende a aproximadamente 300 alunos e, desde 2008, não passava por uma reforma. “A educação é capaz de transformar a sociedade e este Governo reconhece que a qualidade no ensino na rede pública é fundamental. Por isso, estamos diariamente trabalhando para melhorar a educação no nosso estado”, ressaltou Lígia Feliciano.

 

A escola possui cinco salas de aula, direção, secretaria, arquivo, banheiros, refeitório, quadra, laboratório de informática e outras dependências. “Essa escola estava acabada e foi totalmente transformada. Estamos entregando um ambiente que proporciona bem-estar para que os alunos se sintam acolhidos e tenham mais vontade de estudar”, comentou a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães.

 

Os principais serviços executados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Várzea Nova foram a substituição de toda cobertura em telha canal e revestimento cerâmico nas paredes; colocação de piso granilite; colocação de forro PVC em todas as salas; implantação de área de lazer e quadra para a prática de esportes; substituição de todas as instalações elétricas, hidro sanitária/drenagem de águas pluviais e cabeamento estruturado, além de pintura inspirada no cubismo.

 

“Agradeço a todos que contribuíram para nos dar essa escola linda. O que era um sonho dos alunos e professores, hoje se tornou realidade. Estamos muito felizes por poder estudar aqui”, comentou a aluna Laísa dos Santos.

 

A catadora de materiais recicláveis, Jailza Ferreira, tem uma filha de oito anos que estuda na unidade de ensino. Ela expressou a alegria de ver o local totalmente renovado. “Esta escola estava quase caindo, não tinha um banheiro adequado e quando chovia era terrível, porque a chuva alagava tudo. Agora a escola está nota mil e minha filha tem um local bom para estudar, com excelentes professores e funcionários”, comemorou.

 

Gira Mundo Finlândia – Na oportunidade, também foi realizada a solenidade de pré-embarque dos selecionados no Programa, que está na segunda edição. Ano passado, 20 professores também realizaram uma qualificação profissional na Finlândia. Este ano, 40 educadores serão capacitados pela Häme University of Applied Sciences (Hamk), em Hämeenlinna, e 15 pela Tampere University of Applied Sciences (Tamk), na cidade de Tampere.

 

Para Lígia Feliciano, o Gira Mundo Finlândia é um grande programa que valoriza e qualifica os professores. “Os educadores são a alma da educação e estes 55 professores que foram selecionados para o intercâmbio voltarão com uma bagagem enorme de conhecimentos que serão transmitidos na rede estadual de ensino”, frisou.

Os selecionados viajam ainda este mês para a Finlândia onde irão desenvolver, no período que varia entre um e dois meses, atividades relacionadas às áreas de Educação Básica, Ferramentas Digitais na Educação, Educação Profissional, Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas, além de Empreendedorismo. Ao retornar ao Brasil, os professores terão aproximadamente cinco meses para executar o Projeto de Desenvolvimento.

 

“Queremos transformar esse programa em algo muito maior do que ele já é. Este ano, ampliamos o Gira Mundo Finlândia para 55 vagas e esperamos que a partir dos conhecimentos adquiridos no exterior, os professores possam retornar à Paraíba compartilhando métodos e programas inovadores que venham a somar na rede estadual”, explicou o secretário da Educação, Aléssio Trindade.

 

A professora Cristiane de Albuquerque agradeceu a oportunidade oferecida pelo Governo do Estado e comentou sobre a expectativa em relação ao intercâmbio na Finlândia. “Nós teremos a chance de frequentar um dos maiores centros em termos de educação no mundo que é a Finlândia. Vamos vivenciar a educação de referência que eles oferecem e depois iremos adaptar para a Paraíba, visando melhorar o nosso ensino na rede pública”, pontuou.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe