João Pessoa, 18 de Novembro de 2018
Educação
22/10/2018 as 14:08min - PB Agora
ENEM: cartão de inscrição com os locais de provas já está disponível

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018. No documento, é possível saber os locais em que o participante deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.

Para fazer a consulta, o estudante deve acessar a Página do Participante, no portal do Inep, ou o aplicativo do Enem 2018 e inserir o número do CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página do participante, seguindo estas orientações.

Além do local de provas, o documento traz as informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira, de atendimento diferenciado e/ou específico e de recursos de acessibilidade, se for o caso.

A organização do Enem não exige que o participante leve o cartão no dia da prova, mas recomenda. Com o cartão em mãos, o estudante poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido. 

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Provas

A expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018, em 1.725 municípios brasileiros. Bem como na edição de 2017, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 4 e 11 de novembro, a partir das 13h30, pelo horário de Brasília.

O Inep recomenda aos participantes chegar com antecedência ao local da prova. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 13h.

Como o início do horário de verão está marcado para o primeiro dia de provas do Enem 2018, os participantes devem redobrar o cuidado para não chegarem atrasados aos locais de provas. Considerando que o horário que rege a aplicação das provas é o de Brasília, o fechamento dos portões será feito nos seguintes horários:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Brasil Escola

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Compartilhe