A Paraíba o tempo todo  |

Professora fala sobre livro que conta a história do Campinense Clube

A professora e historiadora Giovanna Marques está lançando um livro que conta a história do Campinense Clube.

Intitulado “Quem nasce em Campina Grande é Campinense”, o livro foi fruto da dissertação de mestrado de Giovanna, defendido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

– O torcedor se questiona por que o trabalho pega de 1954 a 1965, porque em termos de Campinense não tínhamos nada escrito, a não ser as notícias em jornais e revistas. Teve que se fazer um levantamento muito grande – explanou.

Giovanna explicou que o Campinense nasceu como um clube de elite e depois se popularizou.

""

– Campina é uma cidade que passou a ser inventada a partir das lentes do futebol. O “Clássico dos Maiorais” também recebe essa referência forte, num momento em que a cidade perdia prestígio no cenário político e econômico na década de 60. Apesar do clube ter sido criado em 1915, no auge da cultura algodoeira, o livro mostra como um clube de elite formado por 26 bacharéis se tornou uma paixão do povo e um clube popular – comentou.

Também destacou que o livro está dividido em três partes, em que no capítulo 1 narra a vida social do clube, onde recebiam pessoas ilustres, com banquetes e reuniões políticas.

No capítulo 2, narra a popularização do Campinense no futebol.

Já no capítulo 3, mostra o cenário onde tudo aconteceu, no Estádio Plínio Lemos, onde foi palco das grandes vitórias do time.

O livro está disponível para a venda na Banca do Orlando e na Livraria Nobel.

*As declarações repercutiram na Rádio Caturité FM

 

 

Redação com Paraibaonline

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe