A Paraíba o tempo todo  |

Projeto descobre talentos para o atletismo e corridas de rua na PB

Um grupo de corrida de rua tem se destacado bastante nos eventos de Campina Grande. A Equipe Superação, como se autodenominaram, tem inúmeras medalhas de participações e melhores posições, mas ela tem um detalhe todo especial: são adolescentes de 14 a 18 anos de origem pobre que estão treinando com o incentivo do professor de educação física e psicólogo, Tânio Albuquerque, que também já foi atleta.

 

A iniciativa do professor surgiu por ver a necessidade de muitos jovens que estudam na Escola Normal, onde ele dá aula. Eles viviam em zona de vulnerabilidade e perigo constante, e o projeto trouxe a oportunidade deles se dedicarem ao mundo dos esportes, ocupando ainda mais o seu tempo com prática. Através do trabalho de percepção, Tânio escolheu os alunos que tinham melhor desempenho correndo durante as aulas e fez o convite.

 

O grupo foi formado em abril desse ano e eles já se destacaram em várias corridas. O intuito do professor é inserir na sociedade esses jovens que não tem condições de investirem por conta própria nos esportes, o que tem dado muito certo. Por isso, quem quiser participar do projeto será sempre muito bem-vindo, basta procurá-lo e treinar regularmente as quatro vezes na semana para se manter na equipe.

 

Apesar da boa intenção, a falta de incentivo de outros órgãos e patrocínios faz com que o trabalho da equipe se torne difícil. Por serem carentes, todas as despesas são bancadas pelo professor que, muitas vezes, precisa levar até comida para os meninos conseguirem treinar sem passar mal.

 

“Muitos deles não fazem todas as refeições no dia e se eu exigir muito deles, eles ficam incapazes e limitados de treinar. Eu tenho que trazer frutas, rapadura, fuba, qualquer coisa forte que alimente-os”, disse o professor.

 

No início, eles não tinham onde treinar e se concentravam no Parque da Criança. Com o tempo, o coronel do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, Márcio Rogério – que também é ex-atleta – passou a apoiar a equipe e cedeu o espaço do Quartel do Exército para os meninos treinarem. Lá eles dispõem de uma arena de corrida, alojamentos para banho e lanche ao final do treino.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe