A Paraíba o tempo todo  |

Raposa e Belo iniciam decisão do Estadual com rivalidade histórica

O jogo 306 da história. Equilíbrio histórico, rivalidade e muita emoção. A decisão do Campeonato Paraibano 2019 a ser iniciada na noite desta quarta-feira (17) será marcada por uma rivalidade épica. Em campo estarão 41 títulos conquistados, sendo 30 do Botafogo (PB), e 21 do Campinense. O clamado Clássico Emoção promete.

 

Até agora na história, Belo e Raposa se enfrentaram 306 vezes dentre jogos oficiais e partidas amistosas. São 113 vitórias do Belo contra 111 vitórias do Campinense. As duas equipes empataram 82 vezes.

 

O Campinense leva uma pequena vantagem no saldo de gols. Dos 717 gols marcados no clássico, o Campinense fez 362 gols, enquanto que o Botafogo-PB balançou as redes adversárias em 355 oportunidades.

 

Um equilíbrio que passa por toda história e desemboca na atualidade. Os dois clubes já decidiram 11 vezes o Campeonato Paraibano. Nas estatísticas, a Raposa leva vantagem. Em seis ocasiões, o Rubro-Negro foi campeão com o Botafogo-PB como vice do Paraibano. Já o contrário aconteceu cinco vezes na história.

""

Desde 2012, Campinense e Botafogo-PB revezam o título estadual. A Raposa faturou o Paraibano em 2012, 2015 e 2016, sendo os dois últimos com Diá como técnico e com o Belo sendo o vice. Em compensação, os pessoenses venceram em 2013, 2014, 2017 e 2018.

 

Se pegarmos só finais, o Campinense foi campeão em cima do Beo em cinco oportunidades, nos anos de 1965, 1971, 1979 (a final aconteceu em 1980), 1980 e 2016.

 

Já o Belo bateu o adversário em três oportunidades em jogos finais, em 1984, 2014 e 2018. Em 1998, as duas equipes se encontraram na final do terceiro turno do Paraibano e o Belo venceu. Como havia vencido os três turnos, o time de João Pessoa se sagrou campeão em cima do Campinense, em uma final de turno. A Raposa foi vice daquela edição de estadual.

 

Em uma partida de 180 minutos, o Campinense chega a 30ª final de sua história após eliminar o Atlético de Cajazeiras. Já o Botafogo-PB chega com a melhor campanha do Campeonato Paraibano. O time venceu 10 das 12 partidas que fez na competição até aqui, sendo derrotado apenas duas vezes, nas duas ocasiões em que Evaristo Piza escalou um time formado por reservas. Nas semifinais, o Belo venceu o Nacional de Patos na ida e na volta.

O jogo – O primeiro jogo da decisão do Paraibano 2019 está marcada para as 21h35 desta quarta-feira (17), no Amigão.

No Campinense, após dez dias de descanso e preparação, o técnico Francisco Diá conta com todos os titulares. O zagueiro Henrique Mattos e o volante Dedé estão suspensos, mas ambos certamente não estariam em campo desde o início na partida de logo mais.

No Belo que entrará em campo com cinco importantes titulares “pendurados” com dois cartões amarelos, o técnico Evaristo Piza ainda não sabe se escala força máxima ou preserva alguma peça para a decisão de sábado (20), às 16h, em João Pessoa.

O zagueiro Lula, os meias Marcos Vinícius, Clayton e Marcos Aurélio, além do atacante Dico, estão todos correndo o risco de, com mais uma advertência amarelada, ficar fora da finalíssima.

""
Prováveis escalações

Campinense: Wagner Coradin, Neilson, Jerfeson, Richardson e João Victor; Cléber, Romeu, Gustavo (James) e João Paulo; Chaveirinho e Lopeu. Técnico: Francisco Diá.

Botafogo-PB: Saulo, Israel, Donato (William Goiano), Lula e Fábio Alves; Rogério, Wellington Cezar (Marcos Vinícius), Clayton e Marcos Aurélio; Dico e Nando. Técnico: Evaristo Piza.

 

Severino Lopes

PB Agora

Foto: Assessoria Campinense Club


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe