A Paraíba o tempo todo  |

Técnicos da Emater orientam como combater doenças em fruteiras no litoral

O Litoral do Estado se caracteriza por ter um clima quente e úmido, o que favorece ao desenvolvimento de pragas e doenças, dificultando um melhor manejo dos pomares existentes e contribuindo para o uso indiscriminado de agrotóxicos. Para conter o avanço e surgimento de males, a Gestão Unificada, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) conta com equipe técnica de pesquisadores para oferecer assistência aos agricultores dessa região.

 

Nesta semana, por exemplo, o engenheiro agrônomo da Emater Pedro Paulo Bezerra da Silva, assessor estadual de fruticultura, visitou uma comunidade no Litoral para prestar assistência e orientar ao sitiante como conter doenças que surgiram em suas plantações, principalmente o plantio de mangueira que apresentavam folhas ressequidas.

 

Conhecedor dos problemas existentes das plantações, o agrônomo Pedro Paulo explicou que existem alternativas mais satisfatórias para a conservação destes pomares, principalmente, quando se trata de pequenas áreas geralmente utilizadas para lazer. Trata-se dos defensivos naturais e do uso de controle mecânico, que consiste de podas e para facilitar o manejo o monitoramento constante dos pomares.

 

Algum tempo atrás, o agricultor percebeu que as árvores de seu quintal produtivo estavam com folhas ressequidas, deixando os frutos sem qualidade comercial. Foi quando procurou a Emater para uma consulta. O técnico esteve no local e fez todas as recomendações que ajudarão na recuperação de plantação.

 

Também em outras regiões as mangueiras são atacadas por outros tipos de doenças, como por exemplo, a seca da mangueira, mais conhecido como o Mal do Recife. A recomendação é cortar e queimar a árvore contaminada imediatamente.

 


Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe