A Paraíba o tempo todo  |

Cidades do Sertão da Paraíba saem do racionamento após chuvas

SÃO AS ÁGUAS DE MARÇO: oito cidades do Sertão da Paraíba saem do racionamento após chuvas

 “As águas de março”, trouxeram alegria, esperança e alívio para os paraibanos. Pelo menos oito cidades do Sertão tiveram o racionamento interrompido pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) após as chuvas.

A medida foi tomada depois das altas precipitações de chuvas registradas na região, nas últimas semanas, que melhoraram o nível de água nos reservatórios que abastecem os municípios.

As cidades que vão deixar o racionamento são Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém de Brejo do Cruz e São Bento.
A determinação foi assinada pelo diretor de operação e manutenção da Cagepa, José Mota Victor, nesta terça-feira (14), mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (15).

De acordo com a Cagepa em Pombal, as cidades que estavam em racionamento desde o mês de fevereiro são abastecidas pelos açudes Coremas e Mãe D’água, através dos rios Coremas e Piranhas, por meio de um sistema de captação flutuante.  A suspensão é temporária, até segunda ordem da companhia.

O  açude de Coremas, que tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água, estava com apenas 16.338.069, o que corresponde a 2,8% da capacidade total. Neste mês de março, ele está com 20.015.763, que equivale a 3,4%.  Em pouco mais de um mês, ele teve uma recarga de 3.677.694 (0,6%).
Já o açude Mãe D’água, que tem capacidade para armazenar até 567.999.136 metros cúbicos de água, estava com apenas 24.552.886, o que corresponde a 4,3%, voltou a este mesmo percentual neste mês de março.

Cariri – Águas abundantes no Cariri paraibano. Em Amparo, uma das cidades que menos chove na região, choveu forte nas últimas 72h.  No município, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu 147 mm apenas em uma noite. As chuvas também chegaram a outras cidades da região.Houve registro de chuvas em Monteiro, Sumé, Serra Branca, Juazeirinho, Ouro Velho, Prata e Parari.

Na tarde desta quarta-feira houve registro de chuvas no município de Cubati, no Curimataú paraibano.

 O rio Taperoá  está praticamente cheio, e as águas descem em direção ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Muitos moradores gravaram vídeos e postaram nas redes sociais mostrando a chegada das chuvas e o espetáculo proporcionado pela natureza. Segundo o jornalista Bastos Farias, devido as fortes chuva que tem caido sobre a regiao,  o Rio Taperoa manheceu hoje com grande volumem de agua

O açude Manoel Marcionílio já recebeu um grande volume de água nas últimas 72h. O rio Sucuru também está cheio e as águas vão diretamente para o açude de Sumé, 

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe