A Paraíba o tempo todo  |

PB concentra 56% das localidades que ainda têm o macaco-prego galego

A Paraíba concentra 56% das localidades com registro de primatas das espécies macaco-prego galego e guariba de mãos ruivas do Nordeste. As duas espécies estão em extinção e, além da Paraíba, há registros nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

As informações são do último levantamento feito pelo Centro de Endemismo Pernambuco e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na Paraíba tanto o macaco- prego galego quanto o guariba de mãos ruivas habitam fragmentos da Mata Atlântica situados na região litorânea do Estado, sendo a presença da primeira espécie a mais predominante conforme apontam as pesquisas do ICMBio.

“Eu arriscaria dizer que a sobrevivência dessas duas espécies passa pela Paraíba. Não são muitas localidades que têm essas espécies. O macaco-prego galego tem em torno de dois mil indivíduos no Nordeste todo. O guariba de mãos ruivas tem menos e uma particularidade deles é que a maior parte está no Pará e em parte do Maranhão e na Amazônia”, explicou o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio, Leandro Jerusalinsky.

Na ‘escala da extinção’, o pesquisador lembrou ainda que o guariba de mãos ruivas é considerado vulnerável. Já o macaco-prego galego está em perigo de extinção. E o que contribuiu para que esses primatas chegassem ao risco de desaparecerem foi o desmatamento, o que promoveu, de certa forma, o isolamento dos poucos indivíduos em fragmentos de floresta.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe