A Paraíba o tempo todo  |

Abertas comportas do açude de Boqueirão para Acauã, na PB

As comportas do Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, foram abertas para liberar água para a barragem Argemiro de Figueiredo (Acauã). A abertura foi antecipada pelo  Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs),após o órgão ter acelerado os testes para iniciar o processo o quanto antes. A medida deve beneficiar os 14 municípios abastecidos por Acauã.

A abertura das comportas do açude de Boqueirão foi autorizada pela Agência Nacional das Águas (ANA), por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União do último dia 7, determinando uma descarga de 4,8 m³ do Epitácio Pessoa, que pode ser praticada até o dia 30 de junho.

A autorização foi concedida após a Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) ter enviado um pedido à ANA, no dia 27 de fevereiro, para liberar a abertura das comportas.

Com base na resolução, essa abertura estava inicialmente prevista para acontecer no último dia 9 de março, mas o Dnocs apontou uma dificuldade técnica para executar o processo, que deixou de ser manual e passou a ser automatizado. Por este motivo, foi preciso realizar os testes até que a abertura pudesse ser feita com segurança, ainda segundo o Dnocs.

De acordo com a Aesa, a abertura das comportas do Epitácio Pessoa, que atualmente está com 16,61% (68.385.899) da capacidade total, não trará prejuízos para o reservatório nem para Campina Grande e as outras 18 cidades pelo reservatório.

Redação 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe