A Paraíba o tempo todo  |

Festa, gafes e sorteio: saiba tudo do lançamento do Paraibano 2019

Em uma noite de festa, com direito a apresentação da marca da competição e exposição do troféu, porém com as surpresas negativas de algumas gafes, a FPF lançou oficialmente nesta segunda-feira (10), em João Pessoa, o Campeonato Paraibano de 2019, que finalmente teve seus grupos definidos.

O evento aconteceu em uma casa de shows que é de propriedade do jogador Hulk, presente no local e nomeado embaixador do certame.

Antes da festa propriamente dita, algumas gafes foram rapidamente percebidas por quem observava o ambiente, um tanto quanto escuro para a ocasião.

É que no banner que ostentava os escudos da Federação Paraibana de Futebol e dos clubes participantes, além da nova marca do estadual, constava símbolos de agremiações que sequer estão em atividade no momento, como  Paraíba de Cajazeiras e Santa Cruz de Santa Rita. Por outro lado, o painel “esqueceu” o distintivo da Perilima, que volta à elite após 10 temporadas, agora sob nova direção.

Outra falha da organização do evento apareceu no telão que mostrou os grupos com as suas respectivas definições de participantes. Para surpresa de alguns e constrangimento de muitos, o nome do Sousa Esporte Clube foi redigido equivocadamente com a letra “Z” (Souza).

Relevadas as gafes, a nova presidente da FPF, Michelle Ramalho, falou sobre a responsabilidade de assumir a entidade que teve seu ex-mandatário, Amadeu Rodrigues, recentemente cassado por ligações com a Operação Cartola, que investiga a manipulação de resultados no futebol do estado. Ela destacou que quer resgatar a credibilidade da instituição.

– É hora de esquecer o passado e fazer uma nova Federação. Tenho certeza que vamos conseguir, todos juntos. As portas estão abertas para todos. Se eu errar, quero que me digam e eu tentarei acertar. Faço com muita humildade – disse.

Embaixador do Paraibano 2019, que carrega a disputa da Copa do Mundo de 2014 pela Seleção Brasileira em seu currículo, o atacante Hulk afirmou que faz questão de carregar a bandeira do Nordeste e do seu estado natal por onde passa. Recentemente o atleta foi campeão chinês vestindo a camisa 10 do Shanghai SIPG.

Finalmente se chegou ao sorteio dirigido que definiu os dois grupos do estadual de 2019. O torneio começa no dia 12 de janeiro.

A fórmula de disputa é parecida com a edição do certame de 2018. Os 10 participantes estão divididos em duas chaves de cinco times cada. As equipes do Grupo A enfrentam os clubes do B na fase classificatória, em jogos de ida e volta, perfazendo 10 rodadas.

Como o sorteio foi dirigido para privilegiar os clássicos, o Grupo A ficou com Botafogo-PB, Treze, Sousa, Nacional de Patos e Serrano, que vão enfrentar os times do Grupo B, o qual tem Campinense, Atlético de Cajazeiras, CSP, Esporte de Patos e Perilima.

Tal chaveamento garante o os clássicos do Sertão entre Sousa e Atlético de Cajazeiras, e Nacional e Esporte, além do Clássico dos Maiorais, entre Treze e Campinense, e o Clássico Emoção, no qual duelam Botafogo-PB e Campinense.

Os dois melhores times de cada grupo se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta entre os times de cada grupo (1º A x 2º A / 1º B x 2º B). Quem avançar faz a decisão, também em duas partidas. Já o último colocado de cada chave na primeira fase será rebaixado.

O detalhe é que as regras da edição 2019 do estadual não prevê vantagem de empate na soma dos dois resultados de jogos do mata-mata para os times que tiverem melhor índice técnico, como aconteceu neste ano.

Em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma margem de placar nas semis ou final, por exemplo, a decisão será levada para as cobranças de pênaltis.

Agora que os grupos estão definidos, a Federação deve divulgar nos próximos dias a tabela completa da competição.

Até o momento, a entidade só havia tornado pública – dentro do prazo exigido pelo Estatuto do Torcedor – um “esqueleto” da tabela. Mas agora o cronograma de jogos já pode ser montado. O Campeonato Paraibano começa no dia 12 de janeiro e a final está prevista para 21 de abril.

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe