A Paraíba o tempo todo  |

Verão: Corpo de Bombeiros já registrou mais de 1.800 atendimentos

O esquema especial montado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) para prevenir acidentes aquáticos no período de férias já resultou em 1.861 atendimentos de prevenção ou emergência. Os dados dizem respeito ao período de 11 de dezembro, quando foi lançada a Operação Verão em todo o estado, até esta terça-feira (15).

Conforme o levantamento, tiveram destaque as ações proativas, como a prestação de informações ao público (967), advertências (750) e distribuição de pulseiras de identificação (54) – somando 1.771 intervenções.  Já na parte operacional, os bombeiros realizaram quatro resgates aquáticos, que é quando a vítima está em situação de iminente afogamento e é retirada da água antes que venha a se afogar.

Também foram realizados 63 atendimentos relacionados a acidentes com animais marinhos, quatro salvamentos de pessoas que se afogaram e não vieram a óbito, dois afogamentos com óbitos, uma busca a cadáver e 156 casos de crianças perdidas que foram devolvidas aos responsáveis. 

A Operação Verão segue reforçando, até o fim do Carnaval, o efetivo de guarda-vidas nas praias do litoral paraibano – abrangendo a faixa de Barra de Camaratuba a Acaú – limites com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, respectivamente. Nessa área, serão empregados até 64 bombeiros exclusivamente no serviço de praia – auxiliados por oito embarcações.  Dentro do efetivo empenhado estão também mergulhadores que são preparados para atuar na busca e resgate de vítimas em ambientes subaquáticos.

Confira as dicas de prevenção e cuidados para frequentadores de praias:

1. Busque áreas protegidas por guarda-vidas (ver relação abaixo);
2. Mantenha atenção constante em crianças, idosos e portadores de necessidades especiais;
3. Evite o uso de boias e flutuadores, eles causam uma falsa sensação de segurança;
4. Nunca tente salvar alguém, muitas pessoas morrem dessa forma, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193;
5. Evite mergulhar na água de cabeça em locais rasos ou de profundidade desconhecida;
6. Evite nadar próximo da área de trafego de embarcações, ou em locais destinados a prática de esportes aquáticos (surfe, stand up, kite surf, etc);
7. Leve as crianças perdidas para o posto de guarda-vidas mais próximo;
8. Evite ingerir bebidas alcóolicas e alimentos pesados antes de entrar na água.

Veja a lista de praias com guarda-vidas do CBMPB durante a Operação Verão 2018/2019:

Segunda a sexta: Praia Bela, Jacumã ,Gramame Sul, Busto de Tamandaré, Bessa, Camboinha, Lucena  e Coqueirinho.

Fins de Semana:  Praia Bela 1, Praia Bela 2, Coqueirinho 1, Jacumã 2, Gramame Sul 1, Gramame Sul 2, Praia do Sol, Penha, Seixas, Busto de Tamandaré ,APCEF, Bessa, Camboinha, Formosa, Lucena e Ponta de Lucena.

 

Secom

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe