A Paraíba o tempo todo  |

Em JP: Defesa Civil recebe alerta de chuvas e redobra atenção

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil recebeu na madrugada desta segunda-feira (10) um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) com previsão de chuvas em risco de nível moderado nas próximas horas e mantém equipes de plantão durante toda a semana.

Segundo o boletim, nas últimas 12 horas já choveu em João Pessoa 81,4 (mm). O alerta 1356/2019 foi aberto 1h28. Os acumulados de precipitação são de até 50 (mm) em 72 horas. O ponto de maior volume de chuvas na Capital foi no bairro de Tambauzinho com 41 (mm) em 1 hora.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, “as chuvas estão se deslocando para o Rio Grande do Norte e a tendência é que ocorra uma diminuição”, explicou.

Ainda segundo Noé Estrela a equipe da Defesa Civil realiza um monitoramento permanente por meio do Programa ‘João Pessoa em Ação’. “Além dos alertas do Cemanden, também monitoramos as chuvas através de radares meteorológicos que nos passam imagens reais. Nosso trabalho de prevenção e manutenção é permanente e conta com uma agenda de programação semanal, atuando em vários bairros da Capital”, disse.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes de mobilidade para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (WhatsApp)

‘João Pessoa em Ação’ – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

 

Foto Ilustrativa


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe