A Paraíba o tempo todo  |

Mãe paraibana pede ajuda nas redes sociais para ter o direito de ver filha que mora na Itália

Até aonde vai o amor de uma mãe por sua filha? Se tal pergunta for feita a publicitária paraibana Gerlane Nóbrega do Nascimento que recentemente fez um desabafo nas redes sociais, pedindo ajuda para poder ver sua filha, a resposta clara seria até a Itália.

 

É que ela está proibida de entrar em território italiano, após ser acusada pelo ex-marido de raptar a própria filha. Nas redes Gerlane relata como teve a filha retirada de seu convívio, há cerca de 20 dias, após o ex-marido processá-la na Justiça italiana, mesmo tendo conquistado o direito de guarda da criança por 15 anos, no Brasil, em um acordo com pai da menina, homologado em cartórios dos dois países.

 

A publicitária pede ajuda dos amigos e pessoas solidárias a sua causa para reunir £25.000,00 (vinte e cinco mil euros), o que dá aproximadamente R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), para custear as despesas referentes a honorários advocatícios e custas processuais na Itália a fim de poder adquirir meus direitos de mãe de poder ver minha filha.

 

Veja o desabafo completo abaixo ou no link: https://www.facebook.com/gerlane.nobrega.9

 

“Oi, me chamo Gerlane Maria Nóbrega do Nascimento, sou brasileira, fui casada com um italiano e, desse matrimônio, tivemos uma filha que nasceu na Itália, Beatrice Maria Frizzarin (hoje com oito anos de idade). Ela tem de direito tanto a nacionalidade brasileira quanto à italiana.

Voltei para o Brasil com minha filha com a autorização do pai, com prazo para permanência no Brasil de 15 anos (esse documento foi registrado e com firma reconhecida em ambos os países).

No dia 25 de abril de 2019, minha filha foi levada, (contra a vontade dela), pelo pai de volta à Itália por uma injusta determinação judicial.

Durante os 05 (cinco) anos que ela conviveu aqui comigo, o pai falava com ela todos os dias por celular e veio ao Brasil, juntamente com a mãe dele, para vê-la todos os anos.

Venho, através desta vaquinha, contar com a ajuda de todos que puderem contribuir com qualquer valor, pois necessito arrecadar £25.000,00 (vinte e cinco mil euros), o que dá aproximadamente R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), para custear as despesas referentes a honorários advocatícios e custas processuais na Itália a fim de poder adquirir meus direitos de mãe de poder ver minha filha. Estou proibida de entrar na Itália devida a uma denúncia na Justiça Italiana de Rapto de Incapaz, feito pelo pai da minha filha.

No processo, sobretudo na fase de cumprimento de sentença, foi por diversas vezes alertado às autoridades brasileiras de que, em desacordo com a contrapartida exigida em convenções/cooperações internacionais, o pai não retiraria a queixa que pesa contra mim na jurisdição italiana, para que a criança, a quem a Convenção de Haia protege acima de qualquer outro interesse, pudesse conviver com ambos os genitores. O pai da criança se comprometeu perante as autoridades brasileiras a retirar a referida queixa, mas descumpriu sem o menor remorso ou constrangimento.

O que acontece hoje no Brasil é uma violência contra os pais e mães brasileiras que pagam os impostos para a manutenção da Advocacia Geral da União e, em contrapartida, recebem um atuação ferrenha deste órgão em favor de estrangeiros que aqui chegam e são agraciados com todo apoio (gratuito, ou melhor, pago com o esforço dos brasileiros) para retirar uma criança do lar onde está plenamente adaptada e é amada. Além disto, os responsáveis pelo cumprimento da Convenção em território brasileiro partem do princípio de que o nacional está errado e o estrangeiro merece toda a credibilidade. Eu e minha filha somos a prova viva (mesmo que hoje distantes uma da outra) de que o melhor interesse da criança não é respeitado, em muitos casos, pelos operadores de direito no país.

Vou questionar a atuação das referidas autoridades em todos os órgãos nacionais e internacionais possíveis. Mas, ao contrário do sentimento de vingança que norteou a atuação paterna (que redundou em um golpe no qual as autoridades brasileiras insistiram em cair), meu coração se dirige a vocês para uma luta marcada pela esperança do reencontro. A favor do amor de recíproco entre mãe e filha.

Que Deus abençoe grandemente a cada um que puderem me ajudar”.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe