A Paraíba o tempo todo  |

Mídia nacional repercute operação da PF que mirou conselheiro do TCE-PB

O portal de repercussão nacional Valor Econômico, repercutiu o caso ocorrido ontem (22) na Paraíba que resultou na deflagração da quarta fase da Operação Xeque-Mate, que mirou empresários e integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba. Desta vez, o alvo foi o conselheiro Fernando Catão. A assessoria do TCE confirmou que a PF esteve no gabinete do conselheiro e no escritório dele.

 

A pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande (PB). A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nesta etapa, não foi apresentado pedido de prisões.

 

Segundo a PGR, o objetivo é reunir provas de um esquema criminoso que envolve o pagamento de propinas a agentes públicos para impedir a construção de um shopping no Estado.

""

Na manifestação em que embasou o pedido das medidas cautelares, Raquel Dodge afirma que há indícios de que o empresário Roberto Santiago, preso na terceira fase da operação, atuou para que o Fernando Catão suspendesse licença ambiental que havia sido concedida para a realização do empreendimento.

 

De acordo com as provas reunidas nas fases anteriores da operação, o empresário chegou a criar uma entidade supostamente de proteção ambiental para barrar a licença. A associação foi usada para apresentar denúncia ao Tribunal de Contas.

 

Além das buscas e apreensões, o relator do caso no STJ acatou solicitação da procuradora-geral em relação a outras medidas cautelares, que também têm o propósito de recolher provas da atuação criminosa dos envolvidos.

 

 

 

Redação com Valor

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe