João Pessoa, 12 de December de 2017
Política
06/08/2017 as 07:37min - PB Agora
Defesa Civil de Sousa recebeu pluviômetros que enviarão dados ao CEMADEN em SP

 O município de Sousa recebeu 2 pluviômetros que terão função de enviar dados ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em São José dos Campos-SP. A implantação dos equipamentos em Sousa, faz parte de uma parceria da Defesa Civil local e da cidade de Patos, com o apoio da CEMADEN.


Os equipamentos foram instalados no Colégio Mestre Júlio Sarmento e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus BR-230. Os pluviômetros têm a função de registrar as chuvas que ocorrerão em Sousa.


Visando uma parceria de resultados, a coordenadora da Defesa Civil de Sousa, Poliana Alencar, recebeu o coordenador da Defesa Civil de Patos, Otaviano Ferreira. Os dois responsáveis pelos órgãos estiveram presentes no momento que os pluviômetros foram instalados.


Conforme Poliana Alencar, os equipamentos vão dar suporte a Defesa Civil, já que os mesmos têm a função de registrar a quantidade de chuva que a cidade vai receber. “Em 2013 foi feito um estudo para saber em quais locais que seriam instalados os pluviométricos. A escolha levou em consideração as áreas de risco de desastres naturais, por isso que as localidades onde ficam situados o campus da UFCG e Escola Mestre Júlio sarmentos, foram escolhidas”, explicou.


Para o coordenador da Defesa Civil de Patos, desde do começo de 2017, o órgão de Sousa e de Patos estão trocando informações para que os mesmos desempenhem um trabalho eficaz voltado à população dos dois municípios. "A Defesa Civil de todos os municípios brasileiros tem a função de ajudar quem precisa de nossos serviços. Portanto, em outras vezes dialoguei com Poliana para tratarmos de assuntos relacionados ao serviço desenvolvido através da Operação Carro-pipa do Exército Brasileiro. Hoje o diálogo é para trocarmos informações acerca da implantação dos pluviômetros que vão ajudar a Defesa Civil de Sousa", destacou.

 

Redação com assessoria

Compartilhe