A Paraíba o tempo todo  |

1/6 de renovação: ALPB contará com pelo menos ‘seis novatos’ em 2019

Pelo menos seis dos 36 deputados estaduais com mandato não voltarão para o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, para atuar como titulares, a partir de 2019, independentemente do resultado das eleições. 

É que, da atual formação da Casa, 1/6 decidiu alçar outros voos ou até mesmo pendurar as chuteiras da política. 

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB), por exemplo, foi um dos primeiros a anunciar a desistência da reeleição para encarar a disputa pela Câmara Federal. Logo depois os deputados estaduais Jutay Meneses (PRB) e Bruno Cunha Lima (Solidariedade) também anunciaram a mudança de postulação, ao lançarem seus nomes para a disputa federal.

O quarto que abdicou da disputa pela reeleição foi Arnaldo Monteiro, do PSC de Esperança. O parlamentar decidiu ‘pendurar as chuteiras’ e colocar o filho, Anderson Monteiro (PSC), para encarar a disputa em seu lugar.

O quinto elemento é Ricardo Marcelo (Progressistas). O parlamentar anunciou a aposentadoria da política logo que tomou posse, em 2015, todavia mudou o posicionamento em 2017, afirmando que voltaria a briga política. Em 2018, no entanto, Marcelo repensou a decisão e publicou uma carta afirmando que estava fora da disputa desse ano.

A última, mas não menos importante, perda que a Casa de Epitácio Pessoa terá é a da deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas). A parlamentar anunciou essa semana que é pré-candidata ao Senado Federal e que só deixará a postulação majoritária se morrer antes do pleito.

O cenário, dessa forma, é propício para os novos nomes da política, que já vão entrar na campanha eleitoral com a garantia de que podem ocupar esse vazio deixado pelos antigos veteranos.

Se essas vagas serão substituídas por ‘novidades’ ou por figuras já conhecidas da política paraibana que tentam voltar ao poder, só as urnas poderão dizer.

O que se sabe é que além de novas instalações, agora a Casa pode contar também com novos parlamentares.

 

Márcia Dias

PB Agora

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe