A Paraíba o tempo todo  |

Oposição na ALPB se agarra a Galdino como única tábua de salvação

A bancada de oposição eleita para a próxima legislatura na Assembleia Legislativa da Paraíba se reúne na próxima terça-feira (13) para definir seu novo líder, estipular as pautas prioritárias, mas também pode fechar questão sobre o apoio ao nome do deputado estadual Adriano Galdino (PSB) para presidir a Assembleia Legislativa do Estado no próximo biênio.

Dos 14 parlamentares que não foram eleitos pela base governista, pelo menos dez já demonstraram publicamente simpatia pelo nome do socialista e têm se agarrado a essa tese como a única tábua de salvação. Isso porque o grupo voltou a perder a disputa pelo Governo do Estado, pela terceira vez consecutiva (2010/2014/2018), e de quebra, dessa vez também perdeu uma representação no Senado Federal, com a derrota do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) nas urnas.

Sem as perspectivas de espaços e influência política nos rumos do Estado nos próximos anos, já que são minoria, correndo o risco, inclusive, de diminuírem ainda mais de tamanho até o início do mandato, eleger Adriano pode ser o único elo entre alguma conquista de prestígio e o mandato. Galdino tem acenado para os adversários e demonstrado que pode ser a melhor opção para eles.

Apoiar um nome que pode vir a ser presidente do Poder Legislativo daria aos opositores um novo fôlego com a probabilidade de garantir, também, espaços na formação da próxima Mesa Diretora.

Se as articulações vão prosperar ninguém sabe.

Devido às últimas movimentações na base aliada em torno da eleição da Mesa, a oposição pode sofrer um novo revés e ver o nome do único candidato que apoia (Adriano Galdino) ser trocado por outro.

Galdino, por sua vez, que foi eleito pela situação, nessa conjectura, ficaria apenas com um mandato tal quais seus simpatizantes da bancada de oposição, sem prestígio ou influência política.

A oposição vê em Galdino uma luz no fim do túnel, já Galdino, por ter atraído para si os adversários, pode ver arruinado o sonho de ser novamente presidente do Poder Legislativo.

 

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe