A Paraíba o tempo todo  |

Em 2017, 915 pessoas já morreram de infarto

 Até julho deste ano, 1.872 pessoas morreram na Paraíba vítimas de doenças cardiovasculares, sendo 915 de infarto, 383 de AVC, 278 de hipertensão, e 286 de insuficiência cardíaca. No ano passado, 4.659 óbitos foram registrados com essas causas. Os dados são da Secretaria do Estado de Saúde.

O que essas mortes têm em comum é que todas derivaram de doenças que podem ser associadas ao colesterol alto. Para lembrar a importância de manter essa taxa controlada, a data de 8 de agosto marca o Dia Nacional do Combate ao Colesterol.

De acordo com o cardiologista do Hapvida, José Pedrosa, o colesterol alto pode ser considerado uma doença, e é fator de risco para diversos outros problemas. Segundo ele, geralmente a doença não aparece sozinha e quem tem o colesterol alto comumente apresenta alteração na taxa de triglicerídeos. “Também há associação com hipertensão, diabetes e obesidade”, disse.

O médico explicou que o colesterol alto signifi ca muita gordura depositada no sistema circulatório e em casos mais graves acumula-se gordura também no fígado, podendo causar cirrose hepática. Devido ao sedentarismo e má alimentação, a alteração é bastante comum, conforme explicou o profissional. A genética também é um fator importante, de modo que quem possui parentes de primeiro grau com alterações no colesterol tem grande chance de desenvolver o problema. É aconselhável que essas pessoas realizem exames preventivos com maior frequência.

Pedrosa destacou que mesmo quem não possui histórico familiar da doença deve fazer exames de sangue pelo menos uma vez ao ano. “Geralmente é uma doença silenciosa, e como as pessoas não têm muito hábito de fazer exame preventivo às vezes se demora muito para descobrir”, comentou. O tratamento passa por mudança nos hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e, dependendo do caso, medicação.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe