João Pessoa, 12 de December de 2017
Saúde
11/08/2017 as 13:11min - PB Agora
Mutirão de cirurgias de catarata beneficia população de Patos

 Usuários que utilizam dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 24 municípios da 6º Gerência Regional de Saúde de Patos e que necessitam de cirurgia de catarata começaram, nesta quinta-feira, (10), a receber o tratamento da visão. O mutirão é uma ação da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais.



As cirurgias acontecerão em duas etapas, a primeira acontece nos dias 10 e 11 de agosto e a segunda no mês de setembro, totalizando 500 cirurgias. Dentro desse total, o município de Patos recebeu 100 vagas.



De acordo com a gerente de regulação, controle e avaliação, Irlla Wanessa Bitu, a Secretaria de Saúde do município fica encarregada de fazer a triagem nas Unidades Básicas de Saúde, envia para a atenção especializada e repassa a demanda à Gerência Regional de Saúde. Também fica na responsabilidade do município os exames de risco cirúrgico e o transporte dos pacientes que são contemplados com o mutirão.



A paciente do Mutirão de cirurgia de catarata, Maria Gorete de Sousa, comentou a qualidade do atendimento. “O pessoal que está a frente dessa ação está de parabéns. Agradeço o excelente atendimento conosco. Sem esse pessoal, jamais teríamos essa vantagem de realizar esse procedimento e enxergar novamente”, disse.



A Gerência de Saúde orienta as pessoas interessadas que logo que for detectada a necessidade de cirurgia de catarata, procurem sua unidade de saúde, faça seu cadastro e aguarde pelo próximo mutirão.

 

Ascom

Compartilhe