A Paraíba o tempo todo  |

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza cirurgia em idosa de 101 anos

O setor de Ortopedia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou uma cirurgia em uma idosa de 101 anos, que quebrou o fêmur da perna esquerda, após sofrer um acidente doméstico. A cirurgia, considerada de alta complexidade, devido à idade avançada da paciente, foi um sucesso, e a aposentada Maria Eunice Ramos encontra-se na enfermaria da unidade de saúde se recuperando para receber alta hospitalar.

A filha e acompanhante da idosa, Josefa Oliveira, explicou como aconteceu o acidente e agradeceu a unidade de saúde pelos cuidados com a mãe. “Mamãe é uma senhora muito ativa e sempre está fazendo alguma coisa em casa, e, em uma manobra mais brusca, desequilibrou e caiu. De imediato chamei uma ambulância e fomos encaminhadas para o Hospital de Trauma. Chegamos e desde então tivemos toda a assistência, e isso faz toda a diferença, pois fiquei aflita em pensar que esse acidente poderia ter ocorrido no seu estado de origem, onde a saúde vive um verdadeiro caos”, destacou.

Já a diretora geral da instituição, Sabrina Bernardes, falou sobre os procedimentos: “Devido à idade da paciente, o procedimento cirúrgico era considerado de alta complexidade e de risco. Por estes motivos, nos preparamos tecnicamente e estruturalmente, com leito de UTI, caso fosse necessário, além de especialistas médicos para dar toda assistência necessária. A cirurgia foi bem sucedida e a nossa paciente encontra-se clinicamente bem, aguardando apenas o tempo de recuperação para receber alta hospitalar”, concluiu.

De janeiro ao início de dezembro de 2017, a unidade de saúde atendeu mais de 20 centenários.  No mês de agosto, a equipe de ortopedia do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), unidade de retaguarda do Hospital de Trauma, realizou uma cirurgia semelhante com um idoso de 107 anos, considerado o paciente mais velho a passar por procedimento cirúrgico na instituição. O aposentado José Barbosa recebeu alta hospitalar na mesma semana do procedimento.

No primeiro semestre deste ano, o número de acidentes envolvendo idosos já atingiu mais de sete mil, resultando em uma média de 41 casos por dia. Durante o ano de 2016, quase 13.500 atendimentos a idosos foram realizados no Hospital. Segundo os números do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) da unidade, os principais motivos de atendimentos foram: queda (1856), acidente vascular cerebral (1081) e trauma (408).

Ainda de acordo com essas informações, a maioria dos pacientes está situada na faixa etária dos 60 aos 79 anos e é composta por mulheres. Os dados também apontam que os municípios de Santa Rita (424) e Bayeux (406), além do bairro de Mangabeira (380), em João Pessoa, são as procedências mais frequentes.

Protocolo do trauma no Idoso – O Estatuto do Idoso assegura-lhe o direito à atenção integral à saúde. Tendo isso em vista, o Hospital de Trauma da capital conta com o Protocolo Gerenciado do trauma no idoso, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera e organizar o fluxo. Com isso, as equipes da instituição recebem orientações de como proceder em situações que envolvam vítimas de 60 anos ou mais.

 

Quando o paciente acima dos 60 anos de idade entra na emergência, ele passa por uma análise e os exames são solicitados na entrada. O agendamento cirúrgico dele passa na frente dos outros, para cumprir uma determinação do Estatuto.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe