A Paraíba o tempo todo  |

Laureano realiza ‘Dia D’ da campanha sobre o câncer de pele

O Hospital Napoleão Laureano realiza no próximo sábado (16), a partir das 7h30, o ‘Dia D’ da campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele. A ação intitulada ‘Salve Sua Pele Paraíba’ tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele e falar dos cuidados necessários para prevenir a doença. O câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. De acordo com o Inca, a estimativa é que sejam diagnosticados 175.760 casos novos a cada ano no Brasil, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres. O valor corresponde a 29% do total estimado de novos casos de câncer, que é de 596.070 casos.
 
De acordo com a médica Kamila Magno, responsável pela ação, a campanha terá como enfoque dicas sobre a prevenção da doença com objetivo de diminuir a incidência de casos no Estado. “A campanha visa à conscientização da doença através de informativos, bem como, diálogos sobre a doença e consultas diagnosticais. E se necessário o paciente já será encaminhado ao tratamento”, destacou.
 
Kamila destacou que a principal causa da doença é a falta de cuidados com a pele, como o não uso de protetor solar ao sair de casa, principalmente, em horários onde a radiação solar é mais intensa. “Infelizmente, as pessoas são desleixadas quando o assunto é a pele e a proteção dela. Alguns horários onde a radiação solar é mais prejudicial como das 10h da manhã às 16h da tarde. A exposição constante a essa radiação é extremamente maligna para nossa pele”, alertou.
 
A médica também destacou outras causas do câncer de pele. “Algumas pessoas utilizam de câmaras de bronzeamento artificial e isso é preocupante, pois os danos provocados na pele são equivalentes há horas de exposição ao sol. Esse tipo de coisa também causa o câncer”, disse.
 
Entrevista com a médica Kamila Magno
 
O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é o mais frequente de todos os outros. Pode afetar diferentes partes do corpo tendo em vista que são no órgão mais extenso do corpo.
 
Quais são os fatores de risco?
Os principais fatores de risco são a exposição solar devido à famosa cultura do bronzeado, e muitas pessoas não sabem do real perigo dessa exposição e constantemente se expõem sem cuidado algum aos raios UV.
 
Quais são as principais formas de prevenção?
A prevenção se dá evitando o sol entre as 10 horas às 16 horas, usar roupas de proteção UV, óculos, chapéu e tudo que puder garantir proteção ao sol. É importante reaplicar de três em três horas o protetor solar.
 
Qual o cuidado que devemos ter com as crianças?
Com as crianças são quase os mesmos cuidados, porém, a pele delas é um pouco mais fina e requer protetor especial par as crianças e a utilização de um bloqueador físico, como um guarda-sol, por exemplo.
 
O câncer de pele tem cura?
Na maioria dos casos tem cura, porém quando descoberto tardiamente pode ser fatal.
 
Quais são as formas de tratamento?
A forma mais eficaz é através da cirurgia, onde retiramos as células cancerígenas na pele com a remoção da área afetada
 

 
Assessoria 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe