A Paraíba o tempo todo  |

Conselho fiscaliza academias instaladas em condomínios

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região-PB, Francisco Martins da Silva, disse ainda não ter o levantamento de quantas academias de ginásticas existem em condomínios da capital, mas revelou que o Conselho já recebeu, este ano, mais de 40 denúncias de irregularidades nessas academias.

 

Hoje, pelo menos dez academias instaladas em prédios residenciais passarão por fiscalizações. A vistoria tem o objetivo de garantir a segurança dos usuários, observando principalmente a presença de profissionais devidamente registrados dando aulas. O erro mais comum das academias em prédios residenciais, segundo o presidente do CREF10, é que elas usam estudantes de educação física como professores. “O estudante não é profissional, ele pode trabalhar como estagiário”, pontuou.

 

As fiscalizações serão realizadas em parceria com o Sindicato das Empresas de compra, venda, locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado da Paraíba (Secovi-PB).

 

Alerta

Ainda segundo Francisco Martins, exercícios feitos sem a presença de profissionais em academias podem provocar problemas sérios de saúde. “Além de problemas de dores musculares, exercícios incorretos podem provocar lesões em órgãos vitais, a exemplo do coração e rins, entre outros”, disse Martins, enfatizando que as academias fiscalizadas terão um prazo de 15 dias para se justificarem e se regularizarem.

 

Caso contrário, elas ficarão passíveis e penalidades, a exemplo de multa, processo ético, ou ação na justiça, podendo inclusive serem fechadas. Para o promotor de Justiça e diretor-geral do MP-Procon, Francisco Glauberto Bezerra, o trabalho de fiscalização faz parte do Programa Permanente de Prevenção de Acidentes de Consumo, que integra o Planejamento Estratégico do órgão.

 

O objetivo é garantir os direitos fundamentais do ser humano. Todas têm o dever de trabalharem garantindo principalmente a saúde e segurança do usuário.

 

 

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe