A Paraíba o tempo todo  |

Período de festas: Hemocentro convoca doadores para manter estoque

A direção do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, reforça o apelo para que as pessoas compareçam ao banco de sangue para manter o estoque da instituição. Com a proximidade das festas de fim de ano, frequentemente é registrada queda do número de doações, apesar do aumento da demanda por sangue.

Atualmente, o estoque está baixo, principalmente para os tipos sanguíneos A+ e O+. Segundo a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana, é importante convocar os doadores antes do Natal para garantir que nos festejos de fim de ano a instituição tenha um nível de estoque confortável.

Este mês, o número de doações já vem apresentando queda em relação ao mesmo período do ano passado. De 1º a 11 de dezembro do ano passado, foram registrados 1.547 candidatos à doação, sendo efetuadas 1.076 doações. Já este ano, no mesmo período, compareceram ao Hemocentro, 1.369 candidatos e realizadas 941 doações. “Queremos convidar a população para vir doar e ajudar a abastecer o Hemocentro. A instituição é a única responsável por fornecer sangue para a rede de saúde, mas para termos sangue precisamos de doadores”, frisou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Vieira Gomes.

Em João Pessoa, o Hemocentro funciona de segunda a sexta, das 7 às 17h30, e aos sábados, das 7 às 17h.

Quem pode doar – Pessoas com idade de 16 a 69 anos de idade (jovens entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal – pai ou mãe). É necessário apresentar um documento oficial com foto. O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade e peso mínimo de 50 kg. É importante estar se sentindo bem de saúde. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

 

Secom

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe