A Paraíba o tempo todo  |

Verão: hidratação é sempre prioridade, alerta nutricionista paraibano

Com os termômetros atingindo cada vez mais temperaturas altas, a dica é se hidratar para evitar quadros de insolação e não perder as férias ou deixar de curtir do verão que começou na semana passada. É necessário redobrar a atenção quanto a ingestão de líquidos e também do consumo de determinados alimentos.

 

Nesse período é comum a perda de nutrientes importantes para o organismo devido a exposição excessiva ao Sol ou ao calor, mas vale ressaltar que a hidratação vai além do consumo de água. Uma dica é aumentar a ingestão de água e de alimentos ricos em líquidos como as frutas (melancia, melão, abacaxi), contou o nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da UFPB, Rodrigo Dutra. Esses alimentos ricos em vitaminas e minerais contêm justamente os nutrientes necessários pela renovação das células do organismo e ainda melhoram a qualidade da pele que acaba sofrendo com a perda nesse período.

 

Além disso, outra recomendação do nutricionista é evitar o consumo excessivo de alimentos processados, pois possuem alta concentração de sódio. “Porque o sal retém líquidos e isso não é bom porque se está perdendo líquidos”, frisou. Outra observação é quanto a ingestão de alimentos ricos em açúcares que também não é recomendado para o organismo nesse período de altas temperaturas. “O consumo excessivo pode causar diarreia por conta da perda de líquidos do corpo”, afirmou.

 

Em relação as pessoas que praticam atividade física, Rodrigo Dutra, comentou que a recomendação é ingerir água de coco ou isotônicos, porém só deve ser consumido por aqueles que estão fazendo algum exercício e da mesma forma a ingestão deve ser moderada, pois esses alimentos são ricos em açúcares. “Neste verão a palavra-chave é o equilíbrio”, finalizou.

 

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe