A Paraíba o tempo todo  |

Agevisa recomenda cuidados no consumo de gelo vendido nas ruas e bebidas enlatadas

No período de Carnaval, em que aumenta o consumo, em ambientes públicos, de gelo e também de alimentos e bebidas acondicionados em latas, caixinhas ou embalagens plásticas, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária chama a atenção da população paraibana para os perigos causados pelo hábito de consumir tais produtos sem o cuidado de lavar os recipientes antes de utilizá-los (no caso dos enlatados, encaixados ou engarrafados) e sem observar a qualidade e a procedência dos gelos, especialmente daqueles vendidos em forma de barras, normalmente de fabricação caseira.

 

De acordo com a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Guerreiro, que é doutora em Saúde Pública, o hábito de consumir refrigerantes e/ou bebidas alcóolicas diretamente em latinhas, como também alimentos enlatados sem o cuidado de higienizar as embalagens antes de abri-las, expõe o consumidor ao perigo de adquirir uma série de doenças, dentre as quais a leptospirose, que é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por bactéria eliminada pela urina de ratos (e outros animais) que contaminam os esgotos, o solo, os alimentos, as latas e outros recipientes de bebidas e alimentos comercializados em forma de conserva.

 

Para fugir do perigo das doenças, que além da leptospirose, podem se apresentar de outras formas, dentre as quais a infecção intestinal (cuja ocorrência vai de uma simples diarreia a um quadro grave que pode levar o doente inclusive à morte), a gerente-técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para Consumo Humano e Toxicologia da Agevisa/PB, engenheira de Alimentos Tatiane Lucena, recomenda atenção total às condições de higiene dos alimentos, bebidas, água e gelo que se consome, seja em casa ou em ambientes públicos como bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e equipamentos usados por vendedores ambulantes.

 

No caso dos enlatados, encaixados e engarrafados, geralmente armazenados em depósitos sem controle de pragas e roedores, Tatiane Lucena diz ser importante que as pessoas higienizem as embalagens logo que chegarem em casa, lavando-as com água e sabão e (de preferência) limpando-as em seguida com um passo umedecido em álcool para, então, guardá-las em local limpo e livre da presença de roedores e de insetos.

 

 

Secom/PB

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe