A Paraíba o tempo todo  |

SAÚDE: a partir desta segunda-feira João Pessoa abre vacinação contra gripe a toda a população

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu a meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde na prevenção contra a gripe. Mais de 192 mil doses de vacina foram aplicadas até esta sexta-feira (6), na Capital, o que representa 91,49% do público-alvo. A partir desta segunda-feira (10), a vacina estará disponível para toda população, na Rede Municipal de Saúde.

“Mais do que atingir a meta, durante uma Campanha de Vacinação nosso principal objetivo é proteger a população e criar um bloqueio contra o vírus e os agravos que ele produz. Durante nossa campanha foi extremamente importante a participação da população, mas também agradecemos aos trabalhadores da saúde pelo empenho durante a vacinação e aos líderes religiosos da nossa Capital pela parceria ao abrir as portas de suas igrejas para que pudéssemos imunizar naqueles espaços”, destacou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

A campanha teve início no dia 10 de abril, para imunizar grupos considerados de risco. A escolha dos grupos que receberam a vacina seguiu a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).

“A definição dos grupos também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe, por isso trabalhamos com grupos com maior chance de complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e até óbitos”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da PMJP.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

No Brasil – Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em todo o País, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no Brasil é o vírus Influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.

Em João Pessoa – Em 2018, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) confirmou laboratorialmente 34 casos de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1 com dois óbitos e, 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram registrados e confirmados nove e Metapneumovírus 12 casos notificados.

Este ano já foram confirmados 35 casos de síndromes gripais, sendo 19 casos positivos para Influenza e 16 casos positivos para Vírus Sincicial Respiratório. Entre os 19 casos confirmados de Influenza, 16 são decorrentes de Influenza A (sendo 13 do subtipo H1N1 e três do subtipo H3 sazonal) e três decorrentes de Influenza B, com um registro de óbito de H1N1.

Doses aplicadas por grupo:
– Crianças: 51.845 doses aplicadas (88,03%)
– Gestante: 6.914 doses aplicadas (78,75%)
– Trabalhador de Saúde: 23.722 doses aplicadas (86,51%)
– Puérperas: 1.406 doses aplicadas (97,44%)
– Idosos: 74.430 doses aplicadas (97,18%)
– Professores: 6.351 doses aplicadas (92,81%)
– Comorbidades: 28.032 doses aplicadas (91,47%)

 

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe