João Pessoa, 21 de Janeiro de 2019

COLUNISTAS

Política
21/03/2010 as 20:40min -
Twitter completa quatro anos

Neste domingo, o Twitter completou quatro anos de existência na Web. Em 21 de março de 2006, nos Estados Unidos, Jack Dorsey, um dos seus criadores, em parceria com Evan Willians e Biz Stone, enviaram juntos a mesma mensagem, configurando pela primeira vez o site, que viria a ser um fenômeno da Internet mundial.

Primeira versão sem vogais

Mesmo depois de inventado, o Twitter ainda não tinha vogais no nome (Twttr) e pelos próximos meses funcionaria em uma versão de circuito fechado, servindo apenas para testes.

Crescimento espantoso

Já como Twitter, ganhou prêmios e ficou famoso entre usuários assíduos da Internet, mas nada que sugerisse o crescimento absurdo de 2009: de 5 milhões de usuários – no começo do ano – para 65 milhões de adeptos, no final de dezembro.

Usuários tomam conta de tudo

Foram essas pessoas que usam o site – mesmo que poucas vezes ao dia – que o tornaram relevante para a comunicação. Os usuários inventaram o RT, por exemplo, ou retweet, quando você reenvia uma mensagem dando o crédito para o perfil do autor. O Twitter, então, incorporou a ideia em uma ferramenta própria.

Big Brother pelo celular

As pessoas, pela forma como usaram o site, mudaram até o propósito do Twitter: de "o que estamos fazendo agora", um uso trivial, para "o que está acontecendo agora", um uso informativo. O número de usuários do Twitter (tanto pelo computador, quanto pelo telefone móvel) voltou a crescer em janeiro de 2010, depois de terminar o ano anterior estagnado.

Luciano Huck é “o cara”

O maior “tuiteiro” do Brasil é o apresentador de TV Luciano Huck, que ganha até da musa do axé-music, Ivete Sangalo, que fica em 4º lugar, no número de seguidores.

Televisivos são maioria

Entre os 50 maiores “tuiteiros” brasileiros, 25% (ou seja, a metade dos tops de linha) são pessoas ligadas à televisão, como apresentadores de programas, jornalistas, humoristas, repórteres, etc. Entre os programas, o campeão do Twitter é o CQC, seguido de perto pelo Pânico na TV e mais distante pelo Jornal Nacional.

José Serra: líder isolado

Apenas um político, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece na lista dos 50 maiores “tuiteiros” do Brasil, numa modesta 46ª colocação. Mesmo assim, ele ainda ganha do portal da Rede Globo e do site da MTV, em termos de seguidores no microblog.

Uso intenso na eleição

A pergunta é: para onde o Twitter vai agora, já que os políticos paraibanos começaram a descobri-lo como forma de divulgação de seus mandatos e também como uma importante ferramenta para captação de mais votos, nas futuras eleições?

Cássio lançou moda

É bom lembrar que quem lançou esta moda por aqui foi o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), logo após o retorno dele de uma temporada de estudos nos Estados Unidos. A mania virou febre e agora todo mundo vive grudado no que se passa nas postagens do microblog, também chamado de Rede de Relacionamento Social.

Ranking atualizado

Depois desse pessoal abaixo, que a gente vem acompanhando desde o final do ano passado, em relação às suas postagens e também aos seus respectivos números de seguidores, quem também se destacou agora no Twitter foi o deputado federal tucano Rômulo Gouveia, detentor da marca de 1.786 adeptos. Ele pode ser encontrado a toda hora no seguinte endereço eletrônico: http://twitter.com/romulogouveia.

Confira os números atualizados dos seguidores de alguns desses políticos:

Ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) – 4.472

Deputado federal Efraim Filho (Democratas) – 2.955

Prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) – 2.921

Senador Cícero Lucena (PSDB) – 1.353

Senador Efraim Morais (Democratas) – 960

Ex-governador em Natal

Por falar em Cássio, ele esteve acompanhando duas sessões seguidas do show do humorista Shaolin, realizado na noite de sábado passado, no teatro Alberto Maranhão, em Natal-RN. O ex-governador assistiu a primeira vez nos bastidores e depois deixou as coxias do palco e foi ver o espetáculo misturado com o público, na platéia.

Cunha Lima à beira-mar

Neste domingo à tarde, já de retorno à Paraíba, Cássio foi degustar pratos à base de frutos-do-mar, no quiosque Olho do Lula, localizado em frente ao Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Ele foi muito cumprimentado pelas pessoas presentes ao restaurante.

Em ritmo de campanha

O ex-governador estava ao lado da ex-primeira-dama do Estado, dona Sílvia Cunha Lima. A barraca do Lula é especializada em servir petiscos tipicamente praieiros, como ensopadinho de camarão, lagosta grelhada e churrasco de peixe. A bebida fica ao gosto do cliente, de vinhos importados à tradicional caipirinha Made-in-PB.

Desjejum campinense

Dando seqüência ao roteiro político de almoços, jantares etc, um café-da-manhã reuniu no sábado passado, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) e o poeta, ex-governador, ex-senador, ex-prefeito, ex-vereador, ex-deputado (federal e estadual) Ronaldo Cunha Lima, amigos e correligionários, todos tucanos e simpatizantes da legenda.

Café reúne tucanos

O evento matinal foi promovido pelo ex-senador Ivandro Cunha Lima (irmão de Ronaldo) em um dos restaurantes de Campina Grande e contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima, e do também deputado estadual Romero Rodrigues (todos filiados ao PSDB), além de vários prefeitos e lideranças da região polarizada pelo Compartimento da Borborema.

Made-in-Portugal

O jornalista e empresário multimídia Walter Santos, diretor-presidente da revista “Nordeste”, está em Lisboa, Portugal. Ele vai proferir palestra nesta segunda-feira, para 25 investidores portugueses, numa das salas de conferência executiva do Vila Galé Ópera.

Onde nasceu Jesus Cristo

“Waltinho” ainda está na Europa, depois de acompanhar durante uma semana – como convidado especial – a comitiva oficial do presidente Lula (PT) que visitou como Chefe-de-Estado alguns países localizados no Oriente Médio (Terra Santa), como Israel, Jordânia e Palestina.

Palestra em terras lusitanas

Inaugurado em junho de 2002, o prestigiado Vila Galé Ópera possui uma fantástica vista sobre o rio Tejo, além da sua excelente localização junto ao Centro de Congressos de Lisboa e a uma curta distância das docas do porto. A sua decoração interior inspira-se na música, sendo um hotel ideal para quem viaja em negócios ou em lazer.

Compartilhe

COMENTÁRIOS