A Paraíba o tempo todo  |

Cidade do PR terá queima de fogos silenciosa no réveillon para poupar animais

A Festa da Virada em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná deve ter uma queima de fogos silenciosa no Parque Ambiental. Segundo a prefeitura, a intenção é poupar os animais do barulho a partir da meia-noite de domingo (31).

Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis.

Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia.

Ainda conforme a prefeitura, a queima de fogos silenciosa é patrocinada pela iniciativa privada.

A Festa da Virada em Ponta Grossa também tem shows com artistas locais. Às 21h, o Grupo Maior Barato abre a festa. Já às 22h, é a vez da banda Mixturô, com participação especial da dupla Kelvin & Kauan.

Logo depois da a virada de ano, a dupla Giba & Nando continua o agito até às 2h de segunda-feira (1º).

Vinte guardas municipais, seis viaturas e o ônibus de videomonitoramento devem fazer a segurança e a vigilância do público do início ao fim da festa, de acordo com a administração pública.

 

Dicas

Muitos tutores têm dúvidas sobre quais precauções tomar no período de festas. Por isso, a médica veterinária Karine Raile dá algumas dicas de como agir para evitar que os animais fiquem agitados e estressados caso haja queima de fogos.

  • Evite deixar o animal sozinho. De preferência, fique com ele em um local fechado para diminuir os ruídos externos;
  • Permita que o animal se esconda em um local onde se sinta seguro, mas fique de olho para evitar que ele se machuque;
  • Aja normalmente durante a queima de fogos para não reforçar a sensação de que algo estranho está acontecendo;
  • Ligue a TV ou o rádio, barulhos familiares ajudam o animal a se acalmar;
  • Evite ficar agradando ou pegar o animal no colo, pois essas atitudes só intensificam o medo;
  • O ideal é não deixar os animais sozinhos durante a queima de fogos, porém, caso seja inevitável, mantenha portas e janelas fechadas para abafar os ruídos externos. Deixe um som ambiente. Retire objetos de decoração que possam machucar o pet e não o prenda com coleiras ou guias;
  • Caso o animal fique muito estressado durante os fogos, o tutor pode procurar um médico veterinário para indicar uma medicação para controlar a ansiedade.

 

(Foto: Thais Kaniak/G1PR)

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe