A Paraíba o tempo todo  |

‘Aborto deve ser uma decisão da mulher’, diz vice-presidente Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a decisão sobre realização ou não de aborto deve ser da mulher. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira (1º). O vice, que assumiu o cargo interinamente duas vezes no primeiro mês de governo, também afirmou que tem um estilo “totalmente diferente” de Jair Bolsonaro e que pode cooperar com o presidente para “baixar as tensões” em áreas mais sensíveis.

Ao defender o debate sobre temas de gênero, classificados por ele como uma questão de saúde pública, Mourão defendeu a realização de discussões sobre o abordo.

— A questão do aborto também é algo que tem que ser bem discutido, porque você tem aquele aborto onde a pessoa foi estuprada, ou a pessoa não tem condições de manter aquele filho. Então talvez aí a mulher teria que ter a liberdade de chegar e dizer “preciso fazer um aborto”.

Questionado se defende o abordo também no casos em que a mulher não tem condições de criar o filho, o vice-presidente concordou:

— Minha opinião como cidadão, não como membro do governo, é de que se trata de uma decisão da pessoa — disse, ao afirmar que poderiam ser ampliadas as possibilidades de aborto previstas na legislação brasileira— hoje só é permitido em casos de estupro e fetos anencéfalos ou para salvar a vida da gestante.

Na entrevista, Mourão ainda foi questionado sobre reportagem da revista Época em que indígenas afirmam que a filha adotiva da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, teria sido retirada de aldeia sem autorização. O vice-presidente respondeu que não tem elementos para comentar o tema, porque não leu o texto. Ele ainda defendeu a ministra:

— A ministra Damares tem me causado uma excelente impressão, porque é uma mulher de posições bem definidas, firmes, ela não se apavora com as coisas. Então, essa questão de adoção em área indígena sempre tem ruídos. Se a moça está feliz com ela, se a menina está feliz com ela acho que é o mais importante.

Sobre a atuação como um “mediador” dentro do governo, ele afirmou  que “pela minha vivência, eu posso cooperar com o presidente para baixar as tensões”.

 

Zero Hora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe