A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba lança em João Pessoa catálogo de cachaças

 A história da cachaça na Paraíba e a produção de 19 engenhos do Estado serão apresentadas na “Carta Cachaças da Paraíba”, que será lançada nesta quarta-feira (17), no teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, às 20h.

A Paraíba é um dos maiores produtores de cachaça de alambique (artesanal) do país, com cerca de 12 milhões de litros por safra.

“A cachaça produzida na Paraíba se destaca pela sua alta qualidade e vem conquistando cada vez mais o mercado consumidor nacional e internacional. Esse crescimento da demanda vem sendo observado há cerca de uma década tornando o segmento competitivo e importante para a economia do país e, particularmente, da Paraíba”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

O presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), Vicente Lemos, ressalta que a publicação também destaca como harmonizar a bebida com frutas e aperitivos, além dos drinques que podem ser produzidos com a bebida e o seu processo produtivo.

“Só pode ser chamada de cachaça a bebida produzida no Brasil, que tem como matéria prima o caldo da cana e teor alcoólico entre 28 e 48 graus”, afirmou o presidente da Aspeca.

Vicente Lemos ainda destacou que esta é a quarta Carta a ser editada no Brasil. “Atualmente, apenas os Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte possuem essa publicação. E agora, a Paraíba”, disse.

Ele acrescentou que foram impressas cinco mil Cartas, sendo parte destinada para distribuição gratuita e outra para a venda em livrarias, bancas de revistas e restaurantes, a partir do dia 1º de junho.

A Carta das Cachaças da Paraíba foi idealizada pela Aspeca e conta com textos do escritor paraibano Gonzaga Rodrigues e da jornalista Rosa Aguiar.

A análise sensorial dos rótulos apresentados foi feita por Jairo Martins, as fotografias são de Cácio Murilo, o projeto gráfico de Sérgio Sombra, assessoria de Marise Barreto e coordenação geral de Vicente Lemos e Múcio Fernandes.

A obra contou com o apoio do Sebrae Paraíba, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e das empresas Softcom, DR Alambiques, Thalls Indústria Metálica, Zeta Embalagens e Net Eventos.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe