A Paraíba o tempo todo  |

Concerto da OSUFPB executa obras de compositores da UFPB

 O 17º concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) desta sexta-feira traz em seu repertório obras de compositores ligados ao Departamento de Música da UFPB. Trata-se do concerto intitulado “Música Concertante da Paraíba”, onde serão executadas obras de integrantes do Laboratório de composição Musical – COMPUMUS, que é um grupo de pesquisa que abriga professores e alunos do DeMUS. A apresentação está marcada para as 8:30 horas, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é franca.

 

Este concerto é o primeiro da série Kaplan, que homenageia o compositor, arranjador, maestro e ex-professor do Departamento de Música da UFPB José Alberto Kaplan (1935-2009), que deixou um legado de inquietações criativas no cenário musical da Paraíba, sobretudo na UFPB, onde fez história. Esta série contempla a produção do COMPOMUS, resultando em dois concertos marcados para este mês de novembro. O segundo concerto está marcado para o dia 24 próximo.

 

No repertório serão apresentadas obras de diversos matizes estéticos, sobretudo no espectro da música contemporânea, fruto de pesquisas musicais dos integrantes do COMPOMUS, o que dará ao público a constatação da importância do Departamento de Música da UFPB no cenário musical brasileiro a partir de investigações teóricas e práticas no campo da composição. Com algumas estréias mundiais, o repertório contemplará obras dos compositores Eli-Eri Moura, Marcílio Onofre, Samuel Cavalcanti, Orlando Alves, Wilson Guerreiro, Ticiano Rocha, Arimateia de Melo, Jorge Ribas e Rogério Borges. Como solistas, o concerto conta com Marco Barcellos (flauta doce), Ayrton Benck (trompete), Érico de Oliveira (flugelhorn), Heleno Feitosa (fagote), Conceição Benck e Gabriela dela Bianca (flautas), Pedro Feire (marimba), Ester Xavier (saxofone barítono), Alexandre Magno (trombone alto) e Ravi Shankar (corne inglês). A regência fica sob a batuta do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.

 

Este concerto também tem o propósito de dar amplo uso aos instrumentos recém-adquiridos pela UFPB e que já vêm sendo utilizados nos campos de ensino e pesquisa no DeMus. “É imperativo que tais instrumentos, além de cumprirem seu papel pedagógico, também levem suas sonoridades para o amplo conhecimento do público amante da boa música. É o que acontecerá nesta sexta-feira”, assegura o professor Valério Fiel, professor da graduação e pós-graduação do Departamento de Música da UFPB e também coordenador do COMPOMUS.

 

Palestra de abertura

A coordenação da OSUFPB recomenda ao público que chegue pelo menos quinze minutos antes do início do concerto, pois o maestro sempre profere uma pequena palestra sobre as obras apresentadas. O objetivo é dar aos amantes da música sinfônica a oportunidade de conhecer dados históricos sobre as peças e assim poderem mergulhar ainda mais no seu universo sonoro. Desta forma, “a Orquestra, que tem fins de divulgação e formação de plateia para a música de concerto, está cumprindo sua função pedagógica”, afirma Arimatéia Veríssimo, coordenador da OSUFPB.

 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

 

Thiago Santos (o regente)

O carioca Thiago Santos foi o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para o renomado programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra. Através deste programa, entre 2014 e 2016, atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.

 

No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport Symphony, Nottingham Philharmonic e Manchester Camerata. Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).

 

Thiago ainda colabora com a Academia Brasileira de Música, através de edições e revisões de obras de importantes compositores brasileiros, tais como: Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga, Henrique Oswald, Mário Tavares e Ernani Aguiar.

 

Atualmente é o maestro titular da OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

 

Ascom

Foto: Thercles Silva

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe