A Paraíba o tempo todo  |

Música ‘Paraíba, Joia Rara’, vira patrimônio imaterial da PB

A música “Paraíba, Joia Rara”, do compositor Ton Oliveira, foi reconhecida como patrimônio imaterial da Paraíba, de acordo com uma lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29). O projeto que deu origem a lei é do deputado Frei Anastácio (PT).

De acordo com o projeto, muitos paraibanos consideram a canção um hino da Paraíba por representar o sentimento de ser paraibano. “Trata-se de uma composição que enaltece a cultura regional, além de se constituir como meio de expressão para falar de personagens e dos elementos históricos e turísticos do nosso Estado”, diz o texto.

A música foi composta em 2011. Ton Oliveira estava dirigindo, no final da tarde, a caminho de Solânea para gravar o disco “Só Para Xotear”, quando olhou para a paisagem do Agreste. Ele contou que veio à mente o pensamento: “Como a Paraíba é bela”, e então começou a cantar o refrão da canção, que diz: “Eu sou da paraiba é meu esse lugar/A cara desse povo tem a minha cara/ Encanto de beleza que me faz sonhar/ Lugar tão lindo assim pra mim é joia rara”.

No Maior São João do Mundo deste ano, Ton revelou que a música nasceu como qualquer outra. “Só que as pessoas tomaram como hino e isso para mim é motivo de muito orgulho e alegria, porque tocou realmente o coração das pessoas. É diferente de quando alguém encomenda um hino a um compositor e pede para algum maestro fazer, é encomendado. Nesse caso não é um hino, mas as pessoas aceitaram como um. Não foi imposto por ninguém”.

Em 2014, também no Maior São João do Mundo, o cantador Santanna, que é cearense, disse antes de cantar a música que se sente paraibano quando executa a canção, e defendeu que ela deveria ser hino do estado.

“Eu faço questão de cantar esta canção linda do Ton porque ela fala de coisa boa, de lado positivo do nosso Nordeste. Eu me sinto paraibano ao cantá-la e decantá-la. Os paraibanos deveriam elegê-la o hino oficial do estado”, disse, à época.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe