A Paraíba o tempo todo  |

Artesãs do Procase divulgam produção na Expofeira Paraíba Agronegócios 2018

O artesanato da comunidade Cajueiro, no município de Pocinhos, está presente na Expofeira Paraíba Agronegócios 2018. O objetivo é divulgar o trabalho feito pela comunidade que é beneficiária das ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), e recebe assessoria técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar/PB), que por meio de seleção pública presta serviços ao Governo do Estado da Paraíba.

 

“Essa é a primeira vez que participamos de um evento como esse. É muito gratificante ver os produtos que fazemos com tanto carinho serem recebidos pelo público”, conta a artesã Carmelita Pereira.

 

O trabalho que se encontra à venda no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo é feito por 20 artesãs da União Comunitária de Mulheres Artesãs da cidade de Pocinhos, na região do Seridó paraibano. Cada uma delas passa, em média, três dias para produzir uma peça. As mulheres aprenderam a fazer diversos tipos de artesanato e o trabalho ainda é feito à mão.

 

Por meio das ações do Procase, a comunidade está sendo contemplada com a construção de um espaço físico para produção e comercialização dos produtos, e a aquisição de máquinas e equipamentos que irão facilitar a confecção das peças (mesa para estamparia, máquina de bordar, mesa para corte, máquina de estampar, máquina interlock e máquina de corte reto), além de capacitações sobre técnicas de artesanato, com um investimento de R$ 168.731,17.

 

O assessor de projetos e convênios do Senar, Pablo Araújo, afirma que a assessoria técnica do Procase precisa achar formas de escoar a produção do público beneficiado. “O artesanato é de difícil saída, por isso é necessário a divulgação do trabalho. Estar na Paraíba Agronegócios é bom para divulgação do produto das mulheres e fortalecimento do artesanato da região de Pocinhos”, explica Pablo.

 

Paraíba Agronegócios 2018 – A Expofeira é realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em convênio com o Sistema Faepa/Senar, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e Sebrae/PB. Nesta edição, os organizadores apresentam para exposição e comercialização, leilões de bovinos, caprinos e ovinos das melhores raças do estado e da região Nordeste, máquinas e implementos para o segmento da agricultura, pavilhões com produtos da agricultura familiar, artesanato, desfile de pôneis, aves, mostra de flores, palestras, oficinas e apresentações culturais.

 

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe