João Pessoa, 18 de Dezembro de 2018
Cultura
14/11/2018 as 09:27min - PB Agora
Arquidiocese da Paraíba divulga programação da 255ª edição da Romaria da Penha

A Romaria da Penha que completa 255 anos, será realizada no próximo dia 24, com os romeiros se concentrando na frente da Igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no centro da capital. Conforme programação da Arquidiocese da Paraíba, a Romaria será iniciada no sábado, às 22h, com previsão de chegada ao Santuário da praia da Penha, no domingo, dia 25, às 3h30, onde acontece a celebração da Santa Missa campal, presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

 

Segundo estimativa da Arquidiocese, o evento deve levar às ruas aproximadamente 500 mil fiéis. Este ano, o tema da Festa e da Romaria de Nossa Senhora da Penha será: “Maria, Mãe dos leigos e leigas na Igreja, ajuda-nos a superar a violência e construir um mundo de paz”. A programação tem início com o Tríduo (três noites de celebração) em Honra e Preparação para a Romaria, que será no Santuário da Penha, localizado na Praia da Penha, em João Pessoa.

 

Programação

1ª noite do Tríduo: (dia 21) às 18h30 tem a recitação do Santo Terço. Às 19h15 terá o hasteamento da bandeira na Santinha localizada na rua que dá acesso ao santuário, seguido de procissão até santuário. Às 19h30, começa a primeira celebração. O tema da 1ª noite é “Superação da violência”. Programação social: às 20h30 será encenada o espetáculo “Alto da Penha”.  2ª noite do Tríduo (dia 22): recitação do Santo Terço às 18h30. E celebração eucarística às 19h30, com o tema: “Leigos e leigas, protagonistas da missão no mundo”.

 

Programação social: apresentações de grupos culturais às 20h30 e shows às 22h. 3ª noite do Tríduo (dia 23): recitação do Santo Terço às 18h30 e celebração às 19h30. Tema da noite: “Façam tudo o que ele vos disser”. Romaria (dia 24 - sábado): Ofício à Nossa Senhora da Penha, às 6h. Às 16h, Oração do Ângelus e recitação do Terço.

 

Às 17h, uma carreata vai levar a imagem de Nossa Senhora da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da capital, de onde, às 22h, começa a Romaria. A bênção de envio dos romeiros vai ser feita pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, que também vai celebrar a missa campal no fim da caminhada.

 

“A Romaria da Penha traz várias expressões da fé”, diz o padre coordenador do evento, Adriano da Silva. Realizada há 255 anos, a Romaria da Penha ocorre sempre na noite do último sábado para a madrugada do último domingo de novembro.

 

Este ano será nos dias 24 e 25 de novembro, com a expectativa de levar às ruas de João Pessoa aproximadamente 500 mil pessoas. O padre Adriano da Silva, um dos organizadores da Romaria, conta que o planejamento começa sempre no início do ano, formando comissões e distribuindo atividades. “A partir dessas comissões, nos reunimos com as equipes que trabalham no santuário e depois com os órgãos municipais e estaduais, que são colaboradores diretos para que a Romaria aconteça”, explica o padre.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Compartilhe