A Paraíba o tempo todo  |

Eventos religiosos devem reunir 170 mil pessoas em Campina Grande

Na contramão da maiora das cidades que vivem o espírito de carnaval, e caem na folia, Campina Grandese transforma em um centro de convergência para eventos religiosos e filosóficos durante este período. O município, considerado de "a Meca Nordestina" sedia quatro grandes encontros: Crescer, Consciência Cristã, Nova Consciência e Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep). A expectativa criada pelos organizadores dos encontros é de que cerca 170 mil pessoas participem dos eventos em 2019.

 

Os eventos religiosos aquece a economia da cidade no período de carnaval. A ocupação na rede hoteleira praticamente foi de 100% este ano.

 

O primeiro encontro a começar foi o Encontro Para a Consciência Cristã.Com o tema central ““A Prioridade do Reino”, chegou a 21º com a promessa de atrair um público recorde. Organizada pela Visão Nacional para Consciência Cristã (VINACC), a Consciência Cristã  a maior conferência cristã na América Latina, deve atrair um público circulante de cerca de 120 mil pessoas nos seis dias do evento, que termina dia 5 de março.

 

O pastor Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana de Vitória (ES) foi  preletor da abertura, que contou ainda com as participações da Orquestra Átrios de Louvor e do Coral Silvino Silvestre, ambos da Igreja Assembleia de Deus (CG) e do cantor Paulo César, do Grupo Logos (SP).

 

Nascido em 1999, no Antigo Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, a Consciência Cristã chega a maturidade, como o maior evento cristão, realizado no Brasil no período do carnaval.

Durante a 21ª Consciência Cristã serão realizados 17 eventos paralelos, com destaque para o I Seminário Sobre Direito Religioso; I Seminário Sobre Depressão à Luz das Escrituras; I Seminário Vivendo Seu Chamado; I Mostra de Cinema Cristão do Nordeste.

O evento contará com 18 plenárias (manhã e noite) e cinco minicursos: Aconselhamento Bíblico,Design Inteligente, Entendendo o Islamismo, Arqueologia Bíblica e Revitalização e Plantação de Igrejas.

 

 

Nesta sexta-feira (01) é a vez do Encontro da Nova Consciência, que não tem segmento religioso. Realizado há 28 anos, e iniciado no Teatro Municipal Severino Cabral, o Encontro é marcado por momentos de diálogo sobre diversidade religiosa, cultura de paz, preservação do meio ambiente e respeito a todas as diferenças promovido pelo Encontro da Nova Consciência que, neste ano, tem como tema principal “Resistir é preciso”.

 

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (1) a partir das 20h no auditório do Sesc Centro.

Na primeira noite do evento teremos as palestras “A arte da resistência, caminho de espiritualidade holístico”, com o monge beneditino Dom Marcelo Barros (foto) e “Yoga da resistência: o equilíbrio entre a paz de espírito e o ativismo revolucionário”, proferida por Gitamrita Devi Dasi, representante da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

 

Até a terça-feira (5), representantes de diferentes tradições religiosas, filósofos, pesquisadores e artistas participarão de palestras e mesas-redondas debatendo questões pertinentes que perpassam o tema central do evento.

 

Além do Sesc Centro, a partir do sábado (2) eventos paralelos do Encontro da Nova Consciência acontecerão no Cine São José, no auditório da Secretaria de Cultura (ao lado do Terminal de Integração) e no Centro de Arte e Cultura (prédio da antiga Faculdade de Administração – UEPB).

Neste ano, a Mostra de Música acontecerá de sábado (2) até a terça-feira (5) na Casa Paisà, sempre a partir das 21h. Todo o evento é gratuito, não sendo preciso inscrição para participar.

 

Miep – Nesse ano de 2019, o Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep) chega a sua 46ª edição, sendo o evento religioso mais antigo de Campina Grande. O encontro acontece do dia 1º a 5 de março, no Garden Hotel com palestras, seminários e várias outras atividades.

 

Além das palestras para adultos, o evento traz atividades especiais para o Miep Baby para crianças até 3 anos de idade. Também haverá o Miep Infantil, para crianças de 4 a 12 anos e o Miep Jovem, destinado a adolescentes e jovens de 13 até 23 anos.

 

Entre os palestrantes, estão conferencistas espíritas, expositores, médicos, pesquisadores e escritores como Rossandro Klinjey, Carlos Roberto, Elizabete Lacerda, Rafael Vilarin, Adeilson Salles, Raquel Maia, Haroudo Dultra Dias, Juselma Coelho, Severino Celestino, Érico Miranda, Frederico Menezes, Denise Lino, Artur Valadares, Cezar Said e Antônia Marilene.

 

Crescer – A 22ª edição do Crescer – o Encontro da Família Católica, promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande, acontece nos dias 3 a 5 de março, em Campina Grande. O evento aborda este ano o tema "Família – Amor que constrói santuários", com a proposta de fortalecer as famílias cristãs diante dos desafios da atualidade. O encontro acontece no Spazzio.

Segundo o moderador geral da Comunidade de São Pio X e membro da coordenação geral do Crescer, Gustavo Lucena, o tema desta edição foi escolhido por causa de constantes ataques sofridos pela instituição família. "A família é um santuário, é o lugar onde Deus se manifesta. Então, ela, enquanto santuário, precisa ser reconstruída através do amor, do perdão e da reconciliação”, explica.

 

Dentre os principais pregadores deste ano, estão Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano de Campina Grande, Dom José Francisco Falcão, bispo auxiliar do ordinário militar do Brasil, padre Chystian Shankar, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Ricardo e Eliane Sá, do Santuário da Divina Misericórdia, a cantora católica Sallete Ferreira, da Comunidade Canção Nova, e o padre Fabrício Timóteo, da Paróquia de Nossa da Conceição.

 

A expectativa este ano é que o encontro receba entre 45 e 50 mil pessoas, em público circulante, durante os três dias no Spazzio. Para acolher a todos a coordenação do evento confirmou que será mantido o serviço de hospedagem alternativa de caravanas de outras cidades. As inscrições serão abertas ainda em fevereiro.

 

 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, os eventos religiosos e filosóficos na cidade, tem fortalecido o destino do maior encontro espiritual do mundo, que é realizado na Rainha da Borborema

 

Rosália ainda disse que a procura pela rede hoteleira está movimentada, e o público esperado no Carnaval da Paz é de 300 mil pessoas, sendo 120 mil apenas no Encontro da Consciência Cristã.

– Na rede hoteleira temos 4.400 leitos, mas temos também o cadastro pelo AirBNB, com 1.400 leitos, mas ainda vêm muitos excursionistas que ficam na casa de familiares, de algumas cidades próximas, que vêm e retornam. Então, temos uma movimentação boa e devemos ter pelo menos 300 mil pessoas durante o período em Campina Grande – disse.

 

Severino Lopes

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe