A Celebração mâes de todas as celebrações. A Vigília Pascal ocorrida na noite deste Sábado de Aleluia reuniu dezenas de fieis na Catedral Diocesana de Campina Grande para o momento de fé, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Dulcenio Fontes de Matos, e concelebração do padre Luciano e o diácono Danilo.

A Vigília Pascal se deu a partir da benção do fogo proferida por Dom Dulcênio, no estacionamento da catedral.

A liturgia deste dia apresenta oito leituras, sendo sete delas do antigo testamento e uma do novo, nas quais são contadas as histórias da salvação que culmina na Ressurreição de Jesus Cristo.

Nas palavras dirigidas à assembleia, Dom Dulcênio falou com altivez acerca da Luz de Cristo e o que ela representa para a vida da humanidade, destacando ainda o sentido do fogo dentro do contexto litúrgico.

O fogo que rasga as trevas da noite dessa Vigília Pascal, simboliza a divindade de Cristo, por cuja força unira-se novamente sua Alma a seu Corpo. Portanto, o Círio Pascal é aceso no fogo abençoado nesta noite que representa a divindade de Cristo, por força idêntica à do Pai”, explicou Dom Dulcênio.

Um dos momentos marcantes da noite foi a celebração do batismo de quatro jovens, acolhidas na comunidade cristã pelo sacramento batismal.

Para tanto, foram batizadas: Ana Carla Cantilice, Jeniffer Ribeiro, Maria de Lourdes, Thamires Silva Alves, todas preparadas pelos catequistas da Iniciação Cristã da catedral.

Ainda dentro do rito do batismo, a comunidade cristã renovou suas promessas batismais e toda a assembleia foi aspergida pelo bispo diocesano.

A Vigília Pascal, no Sábado Santo, compreende o encerramento do tríduo iniciado na Quinta-feira Santa.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

MPs pedem que 69 municípios considerem antecipar feriados como CG

Diante da possibilidade do colapso da rede de saúde em Campina Grande devido à pandemia de Covid-19, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o…

Genival Lacerda segue internado e aguarda resultados de exames

O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, de 89 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) na madrugada da última a terça-feira (26), sinternado no Hospital D’Ávila, na…