A Paraíba o tempo todo  |

Bispo campinense: “O fogo que rasga as trevas da noite dessa Vigília Pascal”

A Celebração mâes de todas as celebrações. A Vigília Pascal ocorrida na noite deste Sábado de Aleluia reuniu dezenas de fieis na Catedral Diocesana de Campina Grande para o momento de fé, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Dulcenio Fontes de Matos, e concelebração do padre Luciano e o diácono Danilo.

A Vigília Pascal se deu a partir da benção do fogo proferida por Dom Dulcênio, no estacionamento da catedral.

A liturgia deste dia apresenta oito leituras, sendo sete delas do antigo testamento e uma do novo, nas quais são contadas as histórias da salvação que culmina na Ressurreição de Jesus Cristo.

Nas palavras dirigidas à assembleia, Dom Dulcênio falou com altivez acerca da Luz de Cristo e o que ela representa para a vida da humanidade, destacando ainda o sentido do fogo dentro do contexto litúrgico.

O fogo que rasga as trevas da noite dessa Vigília Pascal, simboliza a divindade de Cristo, por cuja força unira-se novamente sua Alma a seu Corpo. Portanto, o Círio Pascal é aceso no fogo abençoado nesta noite que representa a divindade de Cristo, por força idêntica à do Pai”, explicou Dom Dulcênio.

Um dos momentos marcantes da noite foi a celebração do batismo de quatro jovens, acolhidas na comunidade cristã pelo sacramento batismal.

Para tanto, foram batizadas: Ana Carla Cantilice, Jeniffer Ribeiro, Maria de Lourdes, Thamires Silva Alves, todas preparadas pelos catequistas da Iniciação Cristã da catedral.

Ainda dentro do rito do batismo, a comunidade cristã renovou suas promessas batismais e toda a assembleia foi aspergida pelo bispo diocesano.

A Vigília Pascal, no Sábado Santo, compreende o encerramento do tríduo iniciado na Quinta-feira Santa.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe