A Paraíba o tempo todo  |

‘Caminhos do Frio 2009’ estréia programação em julho

 

Rota deve atrair cerca de 50 mil turistas para a Região do Brejo e município de Alagoa Nova será o primeiro do circuito

Os antigos engenhos, as atrações culturais e as belezas da natureza são os pontos de partida para quem visita o Brejo Paraibano, a partir do mês de julho. Mais uma vez a Região será protagonista da consagrada
Rota do calendário turístico-cultural da Paraíba, o ‘Caminhos do Frio- Rota Cultural 2009’. O evento inicia sua programação no dia 13 de julho com atividades que se estendem, a cada fim de semana, até 23 de agosto.

Este ano a Rota integrará seis municípios brejeiros com a expectativa de levar cerca de 50 mil turistas para a Região, um aumento de 25% no fluxo em relação a 2008. A movimentação deve injetar mais de 2 milhões na economia local, segundo informou Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae Paraíba. “Para cada turista que circula durante o circuito estimamos um gasto de pelo menos R$ 50,00 com alimentação, ingressos”, comenta. Para ela um dos destaques da programação deste ano fica por conta da realização de um festival gastronômico que reunirá receitas culinárias com uso da banana, cachaça e com a tilápia, peixe de água doce.

O roteiro inclui diversos eventos e festivais de arte em cidades permeadas de histórias e tradições. Um dos mais famosos é a Festa da Galinha e da Cachaça, que abre a programação da Rota Caminhos do Frio 2009, no dia 13 de julho. Outro evento que promete movimentar o circuito é o Festival Jackson do Pandeiro, Alagoa Grande, e a bela Festa das Flores, em Pilões.

“A intenção do Roteiro é mesmo integrar os municípios brejeiros e consolidar mais um produto turístico na Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento econômico e do turismo no interior do Estado”, explica Regina.

História e belezas- O Brejo paraibano é uma região de grande beleza cênica, com os seus patrimônios históricos, artísticos e arquitetônicos, o verde de sua vegetação e a cultura do seu povo. É sem dúvida uma localidade peculiar, principalmente devido à baixa temperatura entre os meses do inverno, que chega até os 15°, atípica para a região Nordeste, parte relevante do sucesso da Rota, assim como os exemplos de Pernambuco, com o Circuito do Frio, e no Rio Grande do Sul, com o Roteiro da Uva e do Vinho.

Os cenários do Caminhos do Frio são permeados por paisagens bucólicas, que resgatam o ar puro das fazendas e o dia-a-dia pacato das cidades de interior. Rica, natural, artística, arquitetônica e culturalmente, encontramos na região cenárioscom relevo irregular, engenhos, casas de farinha, cruzeiros, trilhas, lagoas e cachoeiras rodeadas por uma vegetação sempre verdejante
 

 

Além disso, o Brejo é o berço de grandes nomes do cenário artístico nacional a exemplo do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida, autor da obra “A Bagaceira”, e do “Rei do Ritmo” Jackson do Pandeiro, entre muitos outros.

Pelo Brasil- A região do Brejo paraibano será apresentada aos profissionais do segmento turístico nacional e internacional durante a realização do 4° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento acontece de 1 a 5 de julho, na cidade de São Paulo com a Feira de Roteiros Turísticos.

Neste espaço o visitante pode vivenciar um pouco a imensa diversidade do turismo brasileiro. A área está organizada por macrorregiões onde estão presentes as 27 Unidades da Federação. Em um único ambiente o visitante pode conhecer a diversidade de destinos e roteiros turísticos das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do País.

Programação Caminhos do Frio 2009-

Município: Alagoa Nova
Período: 13 a 19 de julho de 2009.
Evento Cultural: Festa da Galinha e da Cachaça.

Município: Areia
Período: 20 a 26 de julho de 2009.
Evento Cultural: Frio, Cachaça e Arte

Município: Bananeiras
Período: 27 de julho a 02 de agosto de 2009.
Evento Cultural: Aventura e Arte na Serra

Município: Serraria
Período: 03 a 09 de agosto de 2009.
Evento Cultural: Seresta, Engenhos e Frio.

Município: Pilões
Período: 10 a 16 de agosto de 2009.
Evento Cultural: Festa das Flores

Município: Alagoa Grande
Período: 17 a 23 de agosto de 2009.
Evento Cultural: Festival Jackson do Pandeiro.

 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe