A Paraíba o tempo todo  |

Pastor e psicólogo elenca pontos importantes para uma vida feliz em família

Família – um nobre projeto de Deus

Quando me refiro à família como um projeto de Deus é porque a Bíblia o coloca como seu autor principal. A família foi Instituída por Ele com propósitos bem definidos. Ela é um projeto nobre, pois é a célula Mater da sociedade, a base de todas as demais relações, o berço de todos os aprendizados que o ser humano adquire e leva para suas escolhas e decisões futuras em todas as fases de seu desenvolvimento como um sujeito biopsicossocial. Nesse sentido, entendemos que Deus é o maior interessado na saúde plena da família, em sua durabilidade saudável e em seu bem estar. O Salmo 127:1 declara: “Se o SENHOR não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam”. A grande pergunta é: como ter paz, harmonia e felicidade na família apesar das nossas diferenças? Como permanecer casado(a)? Como acompanhar os filhos deixando um legado de um lar que reflete amor e não ódio? Respeito e não ofensas? Alegria e não sofrimento? Quero elencar abaixo alguns conselhos:

Evite o mito de uma família perfeita – por mais que nos esforcemos, somos seres imperfeitos e consequentemente teremos que aprender a lidar com as nossas, e as falhas do nosso cônjuge, filhos,pais,etc. Os incômodos dasnossas diferenças não devem ser encarados como indicadores do fim, mas como oportunidades de investimento e treino da nossa maturação na dimensão da vida. A Bíblia declara em 1 Coríntios 13:7: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Não se espelhe no modelo do outro para definir suas escolhas no casamento – cada configuração familiar é única e deve ser desenvolvida a partir da vivência de cada cônjuge. Eles precisarão encontrar o seu tom, e escrever sua história de vida a dois, precisarão decidir juntos o que ficará para trás e o que permanecerá de tudo que trouxeram da sua família extensa, precisarão estabelecer sua própria identidade como família nuclear. Devem sempre lembrar que, o que dar certo ao outro, nem sempre é o modelo para seu casamento.

Sua família por mais complexa e desafiadora que seja é o que você possui de mais precioso nessa vida– não desista de investir em você, no seu cônjuge, nos seus filhos, no seu Lar. Dificilmente um sucesso se manterá sob o fracasso familiar. Lembre-se: Deus não desiste de você.

Aproveite e viva intensamente cada momento dado por Deus – nenhum de nós enquanto ser vivente tem a certeza do amanhã. Ele é incerto a nós, mas não a Deus. O Hoje é tudo que temos para fazermos nossas escolhas e devemos fazê-las com o senso de responsabilidade, compromisso, seriedade e anseio de deixar um legado que perpasse as gerações quando não estivermos mais por aqui. Aprendam a ver o valor das pequenas coisas. O toque de mão, o afago, o olhar carinhoso, o pedido de perdão, a generosidade do gesto no presente que surpreende independente da data especial, o senso de pertencer por uma escolha voluntária ao outro na cumplicidade do amor que trás sentido e tudo enobrece.

Coloque Deus como centro da sua vida e do seu lar – somente NELE encontrarás sabedoria plena, força quando estiver fraco, esperança na aflição, livramento na ameaça, e transformação nas diversas situações desafiadoras da vida a dois, e no lar.

Disse JESUS no Evangelho de Mateus 11:28-30.

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”.

Que Deus abençoe sua família.

Igreja Betel Brasileiro. Av Sapé, 780. Manaíra. Fone: 3247-1468

José Alcione Pinto

Professor do seminário Teológico do Betel Brasileiro (PB)

Psicólogo e Pós-graduando em gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional (UNIPÊ- PB)

Palestrante na área de família

Pastor da Igreja Betel Brasileiro do bairro de Manaíra (João Pessoa-PB)

Coordenador Nacional da Superintendência Missionária Eclesial Betel Brasileiro

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe