A Paraíba o tempo todo  |

Micro e pequenas empresas movimentam 53% da massa de salários do mercado formal na PB

Hoje é o dia da micro e pequena empresa e a Paraíba comemora essa data com o crescimento na quantidade de empregos gerados através da criação desses empreendimentos no Estado. Em 2018, nasceram cerca de 11 mil novas micro e pequenas empresas e microempreendimentos individuais, criando, apenas no período entre janeiro e agosto, 3.773 postos de trabalho formais. Já as médias e grandes empresas tiveram que diminuir a quantidade de funcionários nesse mesmo período, com um saldo negativo de 1.036 empregos com carteira assinada.

 

Esses dados foram divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), na última quarta-feira (3). Cerca de 53% da massa de salários do mercado formal da Paraíba é composta pelos pequenos negócios, de acordo com dados do Anuário do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Além disso, esse tipo de empreendimento têm 29,7% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, são quase 30% das riquezas geradas no Estado. O setor de serviços é o que mais gerou empregos, com 2.698 empregos criados. Logo em seguida está a agropecuária (604) e o comércio (416).

 

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, as micro e pequenas empresas têm um papel fundamental para a economia de um estado. “Além de representarem o maior número de negócios formais, são também as responsáveis por uma grande fatia do faturamento das empresas e que contratam boa parte da mão de obra disponível. Por isso, o Sebrae se põe lado a lado desses negócios para que eles possam crescer cada vez mais com sustentabilidade, inovação e de forma responsável”, afirmou.

 

Em comparação com o ano passado, O número de empreendimentos subiu 8,2%, em 2018. Dos 11 mil criados, 3.367 são de micro e pequenas empresas e 7.951 de microempreendedores individuais. O terreno é tão fértil que, de acordo com dados da Receita Federal contabilizados até setembro deste ano, existem 150.529 mil negócios como esses no Estado. Contando apenas as micro e pequenas empresas, o total de empreendimentos chega a 44.978 mil.

 

Empreender PB De acordo com dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), entre os anos de 2010 e 2015, a Paraíba apresentou índices de desenvolvimento em sua taxa de empreendedorismo superiores a da média do Nordeste e do Brasil. Enquanto o Brasil aumentou de 15% para 16,08%, e o nordeste subiu de 14,1% para 18%, a Paraíba cresceu quatro pontos percentuais, passando de 13,3% a 17,8%, durante esse mesmo período. Diante desse cenário de crescimento, o Estado tem tido um aliado para o empreendedorismo local, o programa Empreender Paraíba, que há sete anos tem contribuído, por meio da concessão de crédito, para que 27 mil paraibanos, em 202 municípios, ampliem, reativem ou abram seu pequeno negócio.

 

 

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe