A Paraíba o tempo todo  |

Troca de presentes: saiba os cuidados após adquirir o produto

O Procon alerta que as pessoas não devem realizar compras de última hora e na correria, pois é grande o número de clientes que irão retornar às lojas para trocar o produto adquirido por inúmeros motivos. De acordo com o Procon-JP, o consumidor deve ficar atento na hora da compra pois, isso pode se transformar em uma dor de cabeça. Dicas para evitar a troca de presentes nas lojas:

 

Não deixar a compra para a última hora, porque aumenta o risco da escolha errada ou de se adquirir um produto com defeito. O ideal é que a pessoa ‘sonde’ o que o amigo ou familiar deseja ganhar. No caso de roupas e calçados, se informar antes do número do manequim e do calçado. Isso ser na escolha de perfumes.

 

O titular do Procon-JP, Helton Renê, alerta que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que não há a obrigatoriedade dos fornecedores trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto quando se trata de compra nas lojas físicas e que o estabelecimento só é obrigado a trocar caso tenha se comprometido com o cliente.

 

O Procon orienta, ainda, que em caso de defeito do produto, o consumidor deve ir à assistência técnica, que tem prazo de 30 dias para o conserto ou troca. Após o prazo e nada resolvido o consumidor deve procurar o Procon-JP “para procedermos a abertura da reclamação”, disse.

 

Compras pela Internet

O secretário chama a atenção para os prazos de compras pela internet, que são diferenciados pela legislação dos previstos para as lojas físicas. “Nesse caso o produto deve ser devolvido no prazo de sete dias, contados a partir do recebimento, caso o consumidor constate algum problema ou não goste da mercadoria, no chamado direito de arrependimento”. Como não há a possibilidade de tocar o produto, verificando os detalhes ao adquiri-lo, o perigo é maior de vir com defeito, ou mesmo de não ser aquilo que se viu ou se esperava, há a obrigatoriedade, por parte do fornecedor, de realizar a troca em sete dias ou fazer a restituição do dinheiro, com a correção atualizada.

 

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe