A Paraíba o tempo todo  |

Construtores paraibanos relatam dificuldades para continuar obras por causa da política da CEF

Demissões, inadimplência, dificuldade para continuar as obras e manter a empresa funcionando. Esses são os problemas que diversas construtoras, especialmente as de pequeno porte, estão enfrentando na Paraíba. Isso porque, desde outubro do ano passado, a Caixa Econômica Federal paralisou os contratos celebrados pelo Minha Casa Minha Vida (MCMV).

 

Cerca de 180 empresários da construção civil, que atuam em toda a Paraíba, se reuniram recentemente na frente da agência da Caixa na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, para protestar. O empresário Luiz Eduardo, da construtora JPM, afirmou que a Caixa tem uma pilha de processos relativos a financiamento pelo Minha Casa Minha Vida que não estão tendo andamento. Segundo ele, muitos contratos foram assinados e ficou faltando apenas a Caixa liberar o pagamento para que o cliente recebesse o apartamento, mas essa liberação nunca aconteceu.

 

“Não somos só nós, construtores que estamos prejudicados. O cliente também está porque deixou de receber seu apartamento. Os funcionários que estamos deixando de contratar, os fornecedores que não estamos conseguindo pagar, o corretor de imóveis que só recebe a comissão quando a venda é concluída, é toda uma cadeia”, disse. Ele contou que está enfrentando dificuldade para pagar os fornecedores e já tem alguns boletos em atraso.

 

Um dos objetivos do protesto é chamar atenção para o problema, que está ocorrendo em todo o país. “Precisamos que os fornecedores entendam que não somos maus pagadores, estamos em uma situação que não estamos conseguindo pagar, mas não é nossa culpa”, disse um empresário que preferiu não se identificar.

 

O presidente da Associação da Construção e Incorporação Civil Leve (ACL) de João Pessoa, Riccelly Lacerda, explicou que o problema está no subsídio concedido pelo Governo Federal, que só poderá ser liberado após a publicação do decreto federal de programa orçamentária e financeira para 2019, mas ressaltou que não há previsão para que isso aconteça. Enquanto isso, ele contou que precisou fazer um empréstimo para seguir com as obras de sua empresa, que seguem em ritmo mais lento do que o desejado. Riccelly destacou que a Paraíba possui 5.766 empresas de construção civil, sendo 3.400 localizadas na região metropolitana de João Pessoa.

O setor gera mais de 30 mil empregos, sendo 20.400 na região da Capital. Os dados foram obtidos pela ACL no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em 2017, foram financiadas na Paraíba 10.400 unidades habitacionais pelo MCMV, o que corresponde a um montante de cerca de R$ 1 bilhão.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe