A Paraíba o tempo todo  |

Estudantes da UFCG criam aplicativo que compara preços de ovos de Páscoa

A Páscoa está se aproximando e uma das tradições do período é presentear parentes e amigos com ovos de chocolate. Mas o consumidor precisa ficar atento. De acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campina Grande, há uma diferença de até 60% no preço do produto de um estabelecimento para outro.

Foi pensando em facilitar a vida do consumidor, que alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) criaram um aplicativo que compara os preços dos ovos de Páscoa – o www.ovobarato.com. A ideia surgiu durante as aulas da disciplina Laboratório de Engenharia de Software, ministrada pelo professor Rohit Gheyi. Mais de 35 estabelecimentos foram pesquisados nas cidades de Campina Grande (PB), Patos (PB), Aracaju (SE) e Brasília (DF). Até semana passada, três atualizações de preços haviam sido feitas.  

“Queremos ajudar os consumidores a responder as seguintes perguntas: o que comprar, quando comprar e onde comprar. Em três semanas, tivemos em torno de 1,3 mil usuários únicos. O volume foi maior, pois os usuários voltaram para novas pesquisas. Infelizmente, não pudemos atingir mais cidades. Mesmo assim, tivemos buscas de cidades que não estavam incluídas na pesquisa, o que demonstra o interesse dos usuários em conhecer os preços”, explica Héricles da Silva, um dos integrantes do projeto.

O aplicativo foi desenvolvido pelos alunos Anderson Fellipe Vidal, Áxel Medeiros, Beatriz de Souza, Daniele de Melo, Héricles da Silva, Izaquiel do Nascimento, Jardely Santos, Maria Cecília Kemiac, Thomaz de Morais e Pedro Batista. O projeto contou com a orientação externa do professor Julio Gomes. A ideia dos alunos é usar o app futuramente para fazer comparativo de preços de outros produtos. 

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe